Show simple item record

dc.contributor.advisorFonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorPuccini, Raphael de Lima [UNESP]
dc.date.accessioned2019-09-30T17:53:00Z
dc.date.available2019-09-30T17:53:00Z
dc.date.issued2019-07-30
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183656
dc.description.abstractO presente trabalho estudou o projeto pedagógico de ensino da composição musical de Willy Corrêa de Oliveira, em duas configurações distintas: em sua conformação observada na virada do século XXI – últimos anos de sua atuação enquanto professor da Escola de Comunicação e Artes da USP –, e também a partir da nova abordagem, recentemente elaborada pelo professor, baseada no uso do dodecafonismo como código musical para a prática criativa. O estudo se deu à luz do pensamento marxista, visando compreender a maneira como o professor trata do problema da ausência de uma linguagem musical universalizante na Música Erudita Ocidental, surgido em paralelo com o desenvolvimento da sociedade capitalista.pt
dc.description.abstractIn this research we have studied Willy Corrêa de Oliveira’s pedagogical project for the teaching of musical composition, considering two distinct configurations: in the turn of the 21th century – his latest years working as a professor at ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) –, and also considering the recently elaborated approach, which is based on the usage of the twelve-tone composition as a musical code to creative practice. The study has been carried on by Marxist thought, aiming to comprehend the way in which the professor deals with the problem of the absence of a common-practice musical language in Western Contemporary Classical Music, which aroused concomitantly with the development of capitalist society.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectComposição musicalpt
dc.subjectLinguagem musicalpt
dc.subjectHistória da músicapt
dc.subjectArte e marxismopt
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectMusical compositionen
dc.subjectMusical languageen
dc.subjectMusic historyen
dc.subjectMarxism and arten
dc.titleWilly Corrêa de Oliveira como professor: estudo sobre seu projeto pedagógico de ensino da composição musical – da virada do século XXI até os dias atuaispt
dc.title.alternativeWilly Corrêa de Oliveira as a teacher: a study on his pedagogical project for the teaching of musical composition – from the turn of 21th century to the present dayen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipId001
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaMusicologia/etnomusicologiapt
unesp.researchAreaMúsica, epistemologia e culturapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000925515
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.lattes3530066753313245
unesp.advisor.lattes3530066753313245
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record