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dc.contributor.authorGalvão, Idmaura Calderaro Martins
dc.contributor.authorSpazziani, Maria De Lourdes
dc.contributor.authorMonteiro, Isabel Cristina De Castro
dc.date.accessioned2019-10-03T17:31:35Z
dc.date.available2019-10-03T17:31:35Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180040011
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 4, p. 979-991, 2018.
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183773
dc.description.abstractAbstract: This article presents an analysis of arguments produced by students about the theme Energy: production, uses and environmental impacts, with the aim of contributing to the studies on the theme Environmental Education in Basic Education. The theoretical concepts that underlie our study are related to the process of social interactions, in the Vigotskian perspective, and to the production of arguments, from the standard of Toulmin. The data presented in this research were collected with students of the first grade of the High School in the discipline of Physics of a public school in the State of São Paulo. The study provides evidence that classroom work promotes an enabling environment for the emergence of valid arguments, and favors the implementation of the Environmental Education process with the critical approach.en
dc.description.abstractResumo: O presente artigo apresenta uma análise de argumentações produzidas por alunos acerca do tema Energia: produção, usos e impactos ambientais, com o objetivo de contribuir para os estudos sobre a temática Educação Ambiental no Ensino Básico. Os conceitos teóricos que embasam nosso estudo estão relacionados ao processo de interações sociais, na perspectiva vigotskiana, e à produção de argumentos, a partir do padrão de Toulmin. Os dados apresentados nessa pesquisa foram coletados com alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física, de uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo traz evidências de que o trabalho em sala de aula promove um ambiente facilitador para o surgimento de argumentações válidas, e favorece a implementação do processo de Educação Ambiental com o enfoque crítico.pt
dc.format.extent979-991
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectScientific argumentationen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectArgumentação científicapt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.titleArgumentação de alunos da primeira série do Ensino Médio sobre o tema Energia: discussões numa perspectiva de Educação Ambientalpt
dc.title.alternativeArgumentation of first year High School students on the theme of Energy: discussions in an Environmental Education perspectiveen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320180040011
dc.identifier.scieloS1516-73132018000400979
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1516-73132018000400979.pdf
dc.identifier.lattes8282678535227179
unesp.author.lattes8282678535227179
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