Comunicação intercultural em empresas de treinamento de profissionais em processo de internacionalização

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Data

2019-08-29

Autores

Gomes, Alana Carolina

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho objetiva entender como a comunicação intercultural é compreendida por empresas de treinamento intercultural. É vislumbrado atender o objetivo proposto partindo da análise de três empresas brasileiras que possuem em comum o fato de afirmarem oferecer treinamento intercultural e darem grande foco para esses treinamentos no cenário organizacional. Portanto, para sanar o objetivo principal, foi definido o procedimento metodológico que se encontra dividido em três etapas: pesquisa bibliográfica, abordando a comunicação intercultural, interculturalidade, treinamento intercultural, desenvolvimento de competências interculturais e as Epistemologias do Sul através de diversos prismas, buscando aprofundamentos; análise de conteúdo dos sites institucionais e interpretação hermenêutica e por último, entrevistas em profundidade com os responsáveis pela área de treinamento intercultural das empresas estudadas e questionários realizados com brasileiros e estrangeiros em processos de internacionalização. A partir das análises, os principais resultados discutem como os aspectos linguísticos estão fortemente presentes quando se é falado de interculturalidade, competências interculturais e principalmente, de comunicação intercultural. Em suma, conseguimos depreender certas instrumentalizações dos conceitos estudados. Com este estudo, pretende-se iniciar um primeiro passo em direção à perspectiva do Sul, procurando compreender como ela pode contribuir para o entendimento da comunicação intercultural partindo da realidade brasileira.
The present work aims to understand how intercultural communication is understood by intercultural training companies. It is envisaged to meet the proposed goal starting from the analysis of three Brazilian companies that have in common the fact of claiming to offer intercultural training and give great focus to these training in the organizational scenario. Therefore, in order to reach the main objective, the methodological procedure was defined, which is divided into three stages: bibliographic research, addressing intercultural communication, interculturalism, intercultural training, intercultural competence development, and South Epistemologies through several prisms, searching for deepening; content analysis of institutional sites and hermeneutic interpretation, and finally, in-depth interviews with those responsible for the intercultural training area of the companies studied and questionnaires conducted with Brazilians and foreigners in internationalization processes. From the analyzes, the main results discuss how the linguistic aspects are strongly present when it is spoken of interculturality, intercultural competences and mainly, intercultural communication. In short, we have been able to infer certain instrumentalities of the concepts studied. With this study, we intend to begin a first step towards the South perspective, trying to understand how it can contribute to the understanding of intercultural communication, starting from the Brazilian reality.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação intercultural, Interculturalidade, Treinamento intercultural, Competências interculturais, Intercultural communication., Interculturality, Intercultural training, Intercultural competences

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