A rua: percepção na paisagem urbana

Imagem de Miniatura

Data

2019-10-11

Autores

Pichinin-Hoppe, Maria Clara Ortega

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa parte da análise da rua, um espaço comum a todos, que está enraizado em nossa mente ao pensarmos na cidade. A paisagem formadora de uma rua pode atrair ou não usuários para esse espaço. No início da formação das cidades, a rua era o local onde tudo acontecia: comércios, trocas, circulações, conversas importantes ou rotineiras. Com a evolução e o desenvolvimento das tecnologias, a forma urbana foi se adaptando e se modificando, assim como o cotidiano das pessoas. A popularização do automóvel foi um grande marco para essa transformação. Além disso, as tecnologias aumentaram a atratividade de estar em locais privados e muitas ruas deixaram de ser o palco de atividades e o espaço de permanência das pessoas. Esses fatores modificaram a paisagem urbana. O objetivo aqui é compreender os elementos atrativos nesse tipo de espaço a partir do estudo de sua paisagem contemporânea. Para isso, a metodologia propõe, além do aprofundamento teórico, o estudo de caso da Avenida Nações Unidas em Bauru, utilizando análises físicas e perceptivas, para entender e definir sua atratividade. Através do embasamento teórico, é possível gerar base para futuros projetos que se preocupem mais em construir paisagens urbanas atrativas, estabelecendo diretrizes para esse fim. Definindo uma boa paisagem para as ruas, é possível, portanto, contribuir para a qualidade de vida nas cidades.
The research starts from street analysis, a common space for all, which is rooted in our minds when thinking in cities. The former landscape of a street may or may not attract users for this space. Early in the formation of the cities the street was the place where everything happened; business, exchanges, circulations, important or casual talks. With the evolution and development of technologies, the urban form has been adapting e changing, just like the daily life of people. The car popularization was a great frame for this transformation. Besides, the technologies increased attractiveness of being in private places and many streets are no longer the stage of activities and the living space of people. These factors have changed the urban landscape. The objective here is to comprehend the attractive elements in this type of spaces from the study of this contemporary landscape. For this the methodology proposes, besides the theoretical deepening, the case study of avenue Nações Unidas in Bauru, using physical and perspectives analysis, to understand and define its attractiveness. Through theoretical background is possible to generate basis to future projects who are more concerned with building attractive landscapes, establishing guidelines for this purpose. Defining a good landscape for streets is possible, therefore, to contribute to the quality of life in the cities.

Descrição

Palavras-chave

Ruas, Paisagem urbana, Espaços públicos, Atratividade, Percepção, Streets, Urban landscape, Public spaces, Attractiveness, Perception

Como citar