Show simple item record

dc.contributor.advisorOnuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
dc.contributor.authorPironel, Márcio
dc.date.accessioned2019-11-27T12:03:28Z
dc.date.available2019-11-27T12:03:28Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191112
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho foi entender como a Avaliação para a Aprendizagem acontece, ou poderia acontecer, na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nossa pesquisa foi amparada pelo Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic e possui um viés qualitativo. Para alcançar o nosso objetivo, criamos um Projeto de aplicação dessa Metodologia, que fora desenvolvido no sétimo ano da Educação Básica de um colégio privado da cidade de Lisboa, em Portugal, com 24 alunos com idades entre 12 e 14 anos. O Projeto, com cinco problemas geradores, foi implementado durante o terceiro trimestre do ano letivo de 2017/2018, entre os meses de março e junho. Esses problemas foram trabalhados segundo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. O registro das aulas foi realizado através da gravação de áudios (distribuídos entre os grupos de alunos), de anotações do pesquisador em diário de campo, pelo recolhimento da produção dos alunos e pelo registro de aula produzido pela lousa eletrônica. Além disso, a pesquisa contou com o registro de algumas aulas, também por áudio, anotações e registros da lousa, e com os depoimentos espontâneos da professora titular da turma e de alguns alunos. Nossa pesquisa revelou que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser utilizada como um instrumento de Avaliação para a Aprendizagem, segundo os princípios do Assessment Reform Group (ARG). Essa avaliação acontece naturalmente durante a aula que utiliza essa metodologia, através do feedback oral do professor e das intervenções que são realizadas desde o início da atividade até a formalização do conteúdo trabalhado.pt
dc.description.abstractThe main objective of this study was to understand how the Assessment for Learning happens, or could happen, in Methodology of Teaching-Learning- Assessment of Mathematics through Problem Solving. Our research was supported by the Romberg-Onuchic Methodological Model and has a qualitative bias. To achieve our goal, we created a Project to apply this Methodology, which was developed in the seventh year of Basic Education of a private school in the city of Lisbon, in Portugal, with 24 students aged 12 to 14 years. The project, with five generating problems, was implemented during the third quarter of the 2017/2018 school year, between March and June. These problems were worked according to the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. Classes were recorded by recording audios (distributed among student groups), notes by the researcher in a field diary, collecting student production and by the class record, produced by the electronic whiteboard. In addition, the research included the recording of some lessons, also by audio, notes and whiteboard records and with the spontaneous testimonials of the head teacher and some students. Our research revealed that the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving can be used as an Assessment for Learning tool, according to the principles of the Assessment Reform Group - ARG. This assessment happens naturally during the class that uses this methodology, through oral feedback from the teacher and interventions that are made from the beginning of the activity until the formalization of the content worked.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectAvaliação para a aprendizagempt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectEnsino-aprendizagem-avaliaçãopt
dc.subjectAprendizagem matemáticapt
dc.subjectTeaching-learning-assessmenten
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectAssessment for learningen
dc.subjectMathematics learningen
dc.titleAvaliação para a aprendizagem: a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em açãopt
dc.title.alternativeAssessment for learning: the methodology of teaching-learning-assessment of mathematics through problem solving in actionen
dc.title.alternativeEvaluación para el aprendizaje: la metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación de las matemáticas a través de la resolución de problemas en acciónes
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaResolução de problemaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000927365pt
dc.identifier.capes33004137031P7
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record