Técnicas tradicionais indígenas para o desenvolvimento de produtos de Design sustentável com Gynerium sagittatum

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Data

2019-09-26

Autores

Osorio, Pedro Arturo Martínez

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta é uma pesquisa de tipo experimental e projetivo que buscou trabalhar as relações entre design e artesanato a partir de uma aproximação essencialista e eco tecnológica, visando responder as seguintes questões: como as técnicas tradicionais dos indígenas Zenú da Colômbia podem contribuir para o desenvolvimento de métodos para o processamento de Gynerium Sagittatum que empreguem conceitos do design sustentável? Como esses métodos podem contribuir na geração de materiais a serem aplicados no design de mobiliário empregando conceitos de sustentabilidade? O objetivo principal foi desenvolver métodos com foco na produção de objetos de design sustentável a partir da reinterpretação das técnicas tradicionais dos indígenas Zenú da Colômbia. A metodologia experimental tomou como referência os trabalhos desenvolvidos sobre elementos estruturais tipo parallam e painéis de partículas feitos com Gynerium sagittatum, também os métodos de produção de painéis de bambu laminado e colado. Foram investigados métodos artesanais de produção e as possibilidades técnicas a partir dos conhecimentos dos artesãos indígenas Zenú em três linhas de trabalho: beneficiamento, trançado e tingimento natural. Neste estudo foram produzidos dois tipos de painéis a partir da reinterpretação de técnicas tradicionais indígenas Zenú, painéis de camadas de partículas de Gynerium sagittatum utilizando como adesivo a resina poliuretana bi - componente a base de óleo de mamona 15% com prensagem manual. Também painéis tipo compensado de ripas finas de Gynerium sagittatum e adesivo PVA prensagem em prensa hidráulica. Foram analisadas as propriedades físicas dos tipos de painéis observando as normas brasileiras pertinentes. Os resultados analisados indicaram um bom comportamento dos painéis compensados apresentando-se eficientes com relação às normas observadas assim nas comparações com a literatura existente enquanto materiais similares. Os resultados dos painéis de partículas, contudo, mostraram-se fracos em relação à norma para painéis de partículas de media densidade, especialmente quanto a sua resistência aos esforços, devendo ser estudado em outras formas de produção diferentes do tipo artesanal. Foram encontrados aspectos positivos nos processos artesanais desenvolvidos para a obtenção das partículas e ripas de Gynerium sagittatum. O painel compensado de ripas de Gynerium sagittatum e adesivo PVA serie 1: Gynerium sagittatum + PVA mostrou o melhor desempenho entre as series. Os materiais desenvolvidos foram aplicados no design de produto de mobiliário conceitual com o objetivo de demostrar o potencial de uso dos materiais e métodos, levando em consideração o menor gasto possível com materiais e acessórios.
This is an experimental and projective research that works on the relationship between design and handicrafts from the culturalist and eco-technological approaching, aiming to answer the following questions: how can the traditional techniques of the Colombia´s indigenous Zenú contribute to the development of methods for Gynerium Sagittatum processing that employs sustainable design concepts? How can these methods contribute to the generation of materials to be applied in furniture design employing sustainability concepts? The main objective was to develop methods focused on the production of sustainable design objects from the reinterpretation of traditional Zenú indigenous techniques from Colombia. The experimental methodology took as reference the works developed on parallam structural elements and particle board made with Gynerium sagittatum, as well as the production methods of laminated and glued bamboo panels. Artisanal production methods and technical possibilities were investigated based on the knowledge of Zenú indigenous artisans in three lines of work: processing, weaving and natural dyeing. In this study, two types of panels were produced from the reinterpretation of traditional Zenú indigenous techniques, Gynerium sagittatum layer particle boards using 15% castor oil based bi - component polyurethane resin as an adhesive. Also Gynerium sagittatum thin strips plywood panels and PVA adhesive pressing on hydraulic press. The physical properties of the panel types were analyzed according to the plywood Brazilian standards. The analyzed results indicated a good behavior of the compensated panels being efficient in relation to the norms thus comparing with the existing literature as similar materials. The results of particle board, however, were weak in relation to the standard, especially in their resistance capability, and should be studied in other forms of production than the artisanal type. Positive aspects were found in the artisanal processes developed to obtain Gynerium sagittatum particles and strips. Gynerium sagittatum strips panel series 1: Gynerium sagittatum + PVA showed the best performance between the series. The developed materials were applied in the conceptual furniture product design with the purpose of demonstrating the potential use of materials and methods, taking into consideration the lowest possible expenses with materials and accessories.
Esta es una investigación experimental y proyectual que buscó trabajar la relación entre el diseño y la artesanía desde una aproximación culturalista y eco- tecnológica, con el objetivo de responder las siguientes preguntas: ¿Cómo pueden las técnicas tradicionales de los indígenas Zenú de Colombia contribuir al desarrollo de métodos para el procesamiento de Gynerium Sagittatum empleando conceptos de diseño sostenibles? ¿Cómo pueden contribuir estos métodos a la generación de materiales para ser aplicados en el diseño de mobiliarios empleando conceptos de sostenibilidad? El objetivo principal fue desarrollar métodos enfocados en la producción de objetos de diseño sostenible a partir de la reinterpretación de las técnicas tradicionales de los indígenas Zenú de Colombia. La metodología experimental tomó como referencia los trabajos desarrollados sobre elementos estructurales tipo parallam y tableros de partículas hechos con Gynerium sagittatum, así como los métodos de producción de paneles de bambú laminado y colado. Se investigaron los métodos de producción artesanal y las posibilidades técnicas basadas en el conocimiento de los artesanos indígenas Zenú en tres líneas de trabajo: beneficiamiento, trenzado y tinturado natural. En este estudio, se produjeron dos tipos de paneles a partir de la reinterpretación de las técnicas tradicionales indígenas Zenú, paneles de capas de partículas de Gynerium sagittatum con 15% de adhesivo resina de poliuretano bi componente a base de aceite de ricino. También paneles compensados con tiras delgadas de Gynerium sagittatum y adhesivo de PVA prensado sobre prensa hidráulica. Las propiedades físicas de los diferentes tipos de paneles se analizaron de acuerdo con los estándares brasileños pertinentes. Los resultados analizados indicaron un buen comportamiento de los paneles compensados siendo eficientes en relación con las normas de paneles compensados, así también en las comparaciones con la literatura existente de materiales similares. Sin embargo, los resultados del tablero de partículas fueron ineficientes en relación con el estándar, especialmente en cuanto a su capacidad de resistencia a los esfuerzos, y deberían estudiarse en otras formas de producción que no sean de tipo artesanal. Se encontraron aspectos positivos en los procesos artesanales desarrollados para obtener partículas y tiras de Gynerium sagittatum. El panel de tiras de Gynerium sagittatum serie 1 + adhesivo PVA mostró el mejor rendimiento entre las series estudiadas. Los materiales desarrollados se aplicaron en el diseño conceptual del producto de mobiliario con el fin de demostrar el uso potencial de esos materiales y métodos, teniendo en cuenta los menores gastos de materiales y accesorios

Descrição

Palavras-chave

Design, Artesanato indígena, Sustentabilidade, Conhecimento indígena Zenú, Cana brava, Handicraft, Sustainability, Zenu´s Indigenous knowledge, Wild cane, Diseño, Artesanía, Sostenibilidad, Conocimiento indígena Zenú, Caña flecha

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