Calvino entre átomos: Jogos e ciência. Linguagens e experimentações

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Data

2019-09-18

Autores

Oliveira, Marco Aurélio Ferreira Martins de [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Jogo de palavras. Jogo de imagens. Jogo didático. Jogo. Esta dissertação tem como objeto o jogo, importante atividade na cultura e no processo civilizatório da humanidade. Apesar de difícil definição, os jogos apresentam características inerentes, como a voluntariedade, a determinação dentro de um tempo e espaço, a incerteza, o prazer, a regulamentação e o rompimento com o cotidiano. Tais elementos despertam o fascínio, instigam a curiosidade, promovem o desenvolvimento físico e intelectual e, portanto, se constitui como um relevante aliado na Educação. No entanto, será que os jogos não perdem algumas dessas características ao entrarem nas salas de aula e nas pesquisas científicas? Pretendemos avançar a discussão sobre o papel formativo dos jogos na constituição dos sujeitos e buscamos em Italo Calvino e suas seis propostas para a literatura do próximo milênio - Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade, Multiplicidade e Consistência - os elementos necessários para conceber uma aventura em busca do átomo dos jogos, a fim de mobilizar o pensamento em direção da inventividade, da criatividade e da produção de conhecimentos, da constituição de si, da ciência e de jogos. Assim como em um jogo, este trabalho aproxima-se de uma experimentação criativa, imaginativa (e científica) sobre o processo de constituição de um pesquisador que, enquanto produz pensamentos e conhecimentos, também joga.
Wordplay. Game of images. Didactic game. Game. Games are the object of this dissertation; it is an important activity in the culture and in the civilizing process of humanity. Despite being difficult to define, games have inherent characteristics, such as willingness, determination within time and space, uncertainty, pleasure, regulation and disruption to everyday life. Such elements provoke fascination, they instigate curiosity and promote physical and intellectual development and constitute a relevant ally in Education. However, do games maintain some of these characteristics when entering classrooms and scientific research? We intend to advance the discussion on the formative role of games in the constitution of the subjects and we search in Italo Calvino and his six memos for the literature for the next millennium - Lightness, Quickness, Exactitude, Visibility, Multiplicity and Consistency - the elements necessary to conceive an adventure in search of the atom of games, in order to mobilize thinking towards inventiveness, creativity and knowledge production, self-constitution, science and games. Just like in a game, this research approaches a creative, imaginative (and scientific) experimentation on the process of constituting a researcher who, while producing thoughts and knowledge, also plays.

Descrição

Palavras-chave

Jogos, Literatura, Infância e juventude, Narrativas pessoais, Pesquisa autobiográfica, Game, Literature, Childhood and youth, Personal narratives, Autobiographical research

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