Algumas atividades e construções geométricas para o ensino de geometria aplicada ao ensino médio

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Data

2020-03-13

Autores

Renófio, Cíntia

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ter acesso aos conhecimentos de geometria naquilo que se refere a expressão gráfica é muito importante para o desenvolvimento intelectual dos estudantes do ensino médio. A maior prova dessa assertiva é a falta de base que os alunos têm ao ingressar no ensino superior. Abordar a geometria nas aulas de matemática requer a elaboração de problemas bem planejados, capazes de incitar o raciocínio e a flexibilidade e devem utilizar as competências aderidas nas demais disciplinas. Na formação inicial de professores da educação básica, tem sido bastante apontadas deficiências, inerentes ao conhecimento da geometria espacial básica. Isso aponta à necessidade de melhoria no aspecto político, um maior interesse em aperfeiçoar a estrutura acadêmica e intelectual de seus profissionais. O objetivo desse trabalho é identificar os principais recursos que podem ser aplicados na disciplina de geometria, tornando as aulas mais qualitativas. Da mesma forma, também são de interesse desse material, compreender os conceitos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação à temática; caracterizar as construções geométricas e a modelagem matemática; aplicar formas de avaliação pertinentes a esse conteúdo matemático e apresentar propostas de atividades envolvendo o conteúdo de geometria.
Having access to the knowledge of geometry in terms of graphic expression is very important for the intellectual development of high school students. The greatest proof of this assertion is the lack of basis that students have when entering higher education. Approaching geometry in mathematics classes requires the elaboration of well-planned problems, capable of inciting reasoning and flexibility and must use the skills acquired in other disciplines. In the initial training of basic education teachers, deficiencies have been pointed out, inherent to the knowledge of basic spatial geometry. These results lead to the need of the improvement of the political aspect, and a greater interest in improving the academic intellectual structures of these professionals. The aim of this study is to identify the key features that can be applied to geometry classes, making more qualitative classes. Likewise, it is also of interest for this material, to understand the concepts proposed by the National Curriculum Parameters, in relation to the theme; characterize geometric constructions and mathematical modeling; apply forms of assessment relevant to that mathematical content and present proposals for activities involving geometry content.

Descrição

Palavras-chave

Geometria, Parâmetros curriculares para o ensino médio, Modelagem matemática, Geometry, National curriculum parameters, Mathematical modeling

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