Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-28

Autores

Pansera, Fernanda Cristina

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Ensino de Ciências tem passado por renovações ao longo de sua existência, uma delas, é a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Ela surgiu mundialmente na década de 1970, fortemente influenciada por movimentos sociais que questionavam, desde dos anos de 1950, a participação da comunidade no desenvolvimento científico e tecnológico. Essa perspectiva tem influenciado diversas mudanças curriculares desde a década de 1980. Estudos apontam que uma possibilidade para o desenvolvimento dos pressupostos CTS/CTSA no Ensino de Ciências é a abordagem de questões sociocientíficas (QSC). Adotamos nesta pesquisa, a compreensão de Ratcliffe e Grace (2003) sobre o trabalho com as QSC. De acordo com esses autores, a abordagem das QSC revela as implicações científicas, tecnológicas, sociais, ambientais e de sustentabilidade, de natureza da ciência, de divulgação da ciência e de aspectos éticos e morais, além de contextos da vida dos sujeitos. Nesta pesquisa, investigamos, através de um estudo de caso, os fazeres de um professor na preparação de futuros professores para o trabalho com as QSC. A coleta de dados ocorreu durante a disciplina de Instrumentação para Ensino de Física , componente curricular do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo, foram feitos registros em áudio de todas aulas da disciplina e das conversas estabelecidas entre o professor e a pesquisadora- que atuava como estagiária na turma. Por meio da metodologia de análise de conteúdo foram construídas categorias que nos permitiram discutir os fazeres evidenciados pelo professor para promover a formação de professores para o debate de questões sociocientíficas.
The Science Education has undergone renovations during its life history, especially from the Science, Technology and Society (SSI) perspective. The worldwide emergence of Science in the 1970s, strongly influenced by the social movements, which have questioned, since the 1950s, the modern society participation in the scientific and technological development. This perspective has affected various curricular changes since the 1980s. Studies indicate that a possibility for the development of STS/STSE assumptions in the Science Education in the socio-scientific issues (SSI) approach. In this research the comprehension of Ratcliffe and Grace (2003) about the work with the SSI is adopted. According to the authors, the SSI approach reveals scientific, technological, social, environment and sustainability, science nature, science disclosure and ethical and moral aspects implications, besides contexts of subjects’ lives. In this research, is investigated, through a case study, to make a teacher in the preparation of future teachers for work with SSI. Data collection took place during an Instrumentation for Physics Teaching course, a curricular component of the Physics Degree Course at a public university in the State of São Paulo; and the researcher who worked as an intern in the class. Through the content analysis methodology, the categories were built, which allow us to discuss evidenced by the teacher to promote the training of teachers for the debate over socio-scientific issues.

Descrição

Palavras-chave

Questões sociocientíficas, Instrumentação para o ensino de Física, Fazeres docentes, Socio scientific issues (SSI), Instrumentation for the teaching of Physics, Teaching practice

Como citar