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dc.contributor.advisorPaula, Luciane de [UNESP]
dc.contributor.authorAlbano, Sandra Aparecida dos Santos Magatti
dc.date.accessioned2020-05-07T13:11:15Z
dc.date.available2020-05-07T13:11:15Z
dc.date.issued2020-03-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192501
dc.description.abstractO presente trabalho, que caminhou na linha teórico-metodológica dos estudos bakhtinianos, amparando-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem, e delineando o ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, buscou o desenvolvimento de práticas de multiletramentos com textos multissemióticos em aulas de leitura. Com relação às observações em sala de aula, referentes às dificuldades dos alunos em leitura, principalmente a leitura literária, esta pesquisa visou colaborar com o ensino do letramento literário crítico (COSSON, 2014) no cotidiano escolar, buscando a formação de leitores proficientes, humanizados e conhecedores de sua capacidade de interpretar não só o texto literário, mas seu mundo e suas vivências. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em Bauru/SP, a partir de um protótipo didático (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015), para alcançarmos o letramento literário com o gênero discursivo conto através dos múltiplos letramentos, que consideram o diálogo com outras textualidades em uma perspectiva de multiplicidade de linguagens, modos e semioses, fundamentada na teoria da linguagem dialética-dialógica de Bakhtin e seu Círculo (2011, 2016, 2017). Preocupamo-nos, ainda, em lançar um olhar de alteridade para os alunos, o outro da nossa pesquisa, com base em Amorin (2004), bem como nos conceitos sobre os estudos de literatura, leitura e análise linguística (CANDIDO, 2002, 2011; CASTRO, 2010; ZILBERMAN, 2009, 2018), entre outros. Nossa proposta foi desenvolver um protótipo de atividades de leitura e análise linguística com vários gêneros: filmes, sala de leitura, teaser, desenhos, vídeos, músicas, bordados etc., estabelecendo um diálogo entre eles até chegarmos ao texto literário selecionado, o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti (2015). A partir dele, buscamos explorar a leitura literária crítica, discutindo o papel da mulher no conto e na vida social antiga e contemporânea, tecendo e destecendo ideias, mitos, preconceitos, valores, opiniões e temas como misoginia e violência. Nessa abordagem, caracterizamos nossa investigação como pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), com uma intervenção resultante na realização de leitura literária significativa ao aluno. A pesquisa corrobora a premissa de repensar o trabalho com a literatura no ensino fundamental de forma que haja uma contribuição efetiva para a aprendizagem dos discentes, principalmente aqueles que possuem uma realidade sócio-financeira deficitária. Os resultados da pesquisa demonstraram, através da elaboração de um diário de campo onde anotamos as atividades desenvolvidas, que os alunos se identificaram com discursos de bullying, racismo, misoginia etc., pois a cada atividade feita notava-se uma crescente capacidade de análise do contexto em seus discursos. A pesquisa empreendida mostra, ainda, que trabalhar o letramento literário por meio do conto é uma maneira, entre outras, de fomentar e auxiliar a formação de leitores que entendem e apreciam o que leem e leem além do texto, fazem inferências, interpretam o contexto e apreendem os sentidos por ele vinculados.pt
dc.description.abstractThe present paper, which followed the theoretical-methodological line of Bakhtinian studies, is based on the interactionist and dialogical conception of language, outlining the teaching-learning process in Portuguese Language classes, and sought to develop multiliteracy practices with multisemiotic texts in reading classes. Concerning classroom observations, regarding students' difficulties in reading, especially literary reading, this research aims to collaborate with the teaching of critic literary literacy (COSSON, 2014), in school life, seeking the formation of readers who are proficient, humanized, and knowledgeable of their ability to interpret not only the literary text but also its world and experiences. The project was developed with seventh-grade elementary students from a public school in Bauru/SP, based on a didactic prototype (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015). It aimed to achieve literary literacy with the discursive genre tale through the use of multiple literacies, which consider the dialogue with other textualities in a perspective of the multiplicity of languages, modes, and semiosis reasoned in the dialectic-dialogic language theory of the Bakhtin and his Circle (2011, 2016, 2017). There was also a concern in casting a glance of otherness at the students, the counterpart of the research, and, for that, it was used the fundaments of Amorin (2004), as well as the concepts about studies on literature, reading, and linguistic analysis (CANDIDO, 2002, 2011; CASTRO, 2010; ZILBERMAN, 2009, 2018), among others. We proposed to develop a prototype of reading activities and linguistic analysis using various textual genres: movies, reading room, teaser, drawings, videos, songs, embroidery etc., establishing a dialogue with one another until reaching the chosen tale "A Moça Tecelã" (The Weaving Girl), by Marina Colasanti (2015). With this tale, it was sought to explore critic literary reading, discussing the women's role in the story, and also in the ancient and contemporary social life: weaving and unweaving ideas, myths, prejudices, values, opinions, misogyny, and violence. In this approach, the investigation is characterized as research-action, qualitative-interpretive (LUDKE; ANDRE, 2013), with an intervention that resulted in the achievement of significant literary reading improvement to the student. The research corroborates the premise of rethinking the literature approach in elementary education so that there is an effective contribution to the learning of students, especially those who have a deficient socio-economic condition. The research results demonstrated, through observation and notes describing the activities developed which were written in a field diary, that the students identified themselves with discourses of bullying, racism, misogyny etc. since with each activity done by them it was possible to recognize an increased capacity for context analysis in their speeches. Additionally, the study indicated that approaching literary literacy through the use of tales is a way - among others - to encourage and assist the formation of readers who understand and appreciate what they read and, also, who read beyond the text, make inferences, interpret the context and comprehend the senses linked by them.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectLeitura.pt
dc.subjectMultiletramentos.pt
dc.subjectLetramento Literário.pt
dc.titleFormação literária: uma experiência prototípica multiletradapt
dc.title.alternativeLiterary formation: a prototypical multilettered experienceen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaLeitura e produção textual: diversidade social e práticas docentespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000930423pt
dc.identifier.capes33004048019P1
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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