Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental I da rede municipal de ensino da Estância Turística de Piraju como motivação para o desenvolvimento de um aplicativo voltado à educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino

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Data

2020-05-04

Autores

Spínola, Maria Sylvia Martignoni

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação trata-se de um estudo de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica que objetivou caracterizar a percepção ambiental de parcela de estudantes dos 5° Anos o Ensino Fundamental I da rede municipal da Estância Turística de Piraju. Conceitos de interdisciplinaridade, educação ambiental crítica, tecnologias digitais, gamificação e percepção ambiental foram revisitados e discutidos de forma a traçar a perspectiva defendida no estudo. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário de percepção ambiental com 24 perguntas fechadas após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento livre e esclarecido dos responsáveis dos menores participantes e dos (as) diretores(as) das escolas envolvidas, além do termo de assentimento informado dos estudantes. Os resultados demostraram que a população pesquisada teve uma percepção ambiental geral dentro do esperado, apesar das carências terem sido detectadas em relação a alguns temas específicos e que há uma clara influência do contexto na percepção ambiental dos indivíduos, pois apresentaram percepções em função da situação social, cultural e ambiental da comunidade em que vivem, valorando de forma peculiar os diversos recursos e serviços ecossistêmicos. Os resultados do estudo foram utilizados como embasamento para elaboração do protótipo educativo Ambiente-se: identidade histórica e ambiental, o qual pretende oportunizar o aprimoramento da percepção ambiental dos indivíduos, aliando conhecimento, criticidade e diversão por meio do uso de tecnologias digitais voltadas à educação.
This dissertation is a professional master's study of the Postgraduate Program in Teaching for Basic Education and aimed to characterize the environmental perception of a portion of students from the 5th years of elementary school in the municipal network of the Estância Piraju Tourist Office. Concepts of interdisciplinarity, critical environmental education, digital technologies and environmental perception were revisited and discussed in order to outline the perspective defended in the study. In the field research, an environmental perception questionnaire was applied with 24 closed questions after prior approval by the Research Ethics Committee and free and informed consent from the responsible of the participating minors and the principals of the schools involved, in addition to the term informed consent of the students. The results showed that the researched population had a general environmental perception within the expected, despite the deficiencies having been detected in relation to some specific themes and that there is a clear influence of the context on the environmental perception of individuals, as they presented perceptions according to the social situation, cultural and environmental aspects of the community in which they live, valuing in a peculiar way the diverse ecosystem resources and services. The results of the study were used as a basis for the development of the educational prototype Ambiente-se: historical and environmental identity, which aims to provide opportunities for improving the environmental perception of individuals, combining knowledge, criticality and fun through the use of digital technologies aimed at education

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Palavras-chave

Educação ambiental, Interdisciplinaridade, Tecnologias digitais, Environmental education, Interdisciplinarity, Digital technologies

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