Interface entre o agronegócio e a oferta educacional nas instituições públicas de ensino superior da região sul do Maranhão

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Data

2017-05-19

Autores

Lopes, Maria Diviva

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho objetiva expor a problemática que constitui a expansão do agronegócio no sul do Maranhão e a formação superior ofertada pela Universidade Estadual, campus de Imperatriz, curso de Engenharia Florestal. Reflete sobre a ampliação da oferta educacional de formação superior oferecida pela Universidade e sua relação com os fundamentos constitutivos do agronegócio a partir dos arranjos produtivos em expansão na região. A exposição do texto está organizada em três capítulos; o primeiro traz uma reflexão sobre o empresariamento da educação e contextualiza, de forma breve, a trajetória e constituição do Ensino Superior no Brasil, buscando a compreensão de que a política educacional no país vem sendo determinada pela própria estrutura desigual e subordinada aos interesses do capital. O segundo aborda as formas de ocupação do território maranhense, a expansão do capital, as influências das relações sociais instituídas na formação e atuação do Estado e na elaboração e implementação das políticas sociais no contexto de mundialização do capital. O debate sobre demandas de mercado, currículo e produção do conhecimento no Curso de Engenharia Florestal da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UemaSul se encontra no terceiro capítulo. As considerações finais, problematiza a formação de competências e habilidades trabalhadas no curso, focadas no domínio de técnicas e conhecimentos científicos voltados estritamente ao processo de financeirização da natureza e retoma o caráter de disputa de classes na universidade no que se refere ao seu papel estratégico na formação social da população.
This research aims to expose the controversy about the expansion of the agribusiness in the south of Maranhão State, in Brazil, and the graduate studies offered by the Universidade Estadual do Maranhão, campus de Imperatriz, Forest Engineering course. This work approaches the relationship between the expansion of the educational offer by the University and the constitutive foundations of agribusiness based on the expanding productive arrangements in the region. The text is organized in three chapters: the first one presents a reflection on the entrepreneurship of education and contextualizes, briefly, the trajectory and constitution of higher education in Brazil, seeking the understanding that the educational policy in the country has been determined by its own unequal structure and subordinated to the interests of capital. The second chapter addresses the forms of occupation of Maranhão territory, the expansion of capital, the influences of social relations instituted in the formation and performance of the State, and in the elaboration and implementation of social policies in the context of the globalization of capital. The debate about market demands, curriculum and the production of knowledge in the Forest Engineering Course of Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UemaSul is in the third chapter. The final comments problematize the skills and abilities worked in the course, focused on the domain of scientific techniques and knowledge strictly focused on the process of the financialization of nature, and retakes the character of class dispute in the university with respect to its strategic role in the social formation of the population.
El objetivo del presente trabajo es exponer la problemática que constituye la expansión del agronegocio en el sur del estado de Maranhão y la formación superior ofrecida por la Universidad Estadual, campus de Imperatriz, curso de Ingeniería Forestal. Refleja la ampliación de la oferta educacional de la formación superior ofrecida por la universidad y su relación con los fundamentos constitutivos del agronegocio a partir de los avances productivos en la región. La exposición del texto está organizada en tres capítulos: el primer capítulo hace una reflexión sobre la lógica empresarial de la educación y contextualiza, brevemente, la trayectoria y constitución del enseño superior en Brasil, buscando comprender que la política educativa en el país es determinada por la propia estructura desigual y subordinada a los intereses del capital. El segundo aborda las formas de ocupación del territorio marañense, la expansión del capital, la influencia de las relaciones sociales instituidas en la formación y actuación del Estado, y en la elaboración e implementación de las políticas sociales en el contexto de mundialización del capital. El debate sobre las demandas de mercado, currículo y la producción del conocimiento en el Curso de Ingeniería Forestal de la Universidad Estadual de la Región Tocantina de Maranhão – UemaSul se encuentra en el tercer capítulo. Las consideraciones finales, problematizan la formación de competencias y habilidades trabajadas en el curso, priorizada en el dominio de técnicas y conocimientos científicos vinculados estrictamente al proceso de financiarización de la naturaleza y retoma el carácter de disputa de clases en la universidad referente a su papel estratégico en la formación social de la población.

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Palavras-chave

Campo, Agronegócio, Política Educacional, Ensino Superior, Countryside, Agribusiness, Educational policies, Higher education, Agronegocio, Enseño Superior

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