Jogo educativo "Pokelétron" como estratégia ativa no processo de ensino e aprendizagem de eletricidade

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Data

2020-06-03

Autores

Maekawa, Osamu [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho de conclusão do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) é constituído de um produto educacional (jogo de tabuleiro) e dissertação de pesquisa qualitativa envolvendo estratégias de ensino e aprendizagem de eletricidade para o Ensino Médio. A proposta envolve a abordagem do conteúdo na forma de revisão, porém com a participação ativa dos estudantes. Para isso, foi elaborado um jogo pedagógico de tabuleiro que busca sintetizar os conteúdos de forma clara e objetiva. Com ele, é possível explorar posturas de convivência, integração, inter-relação social e complementaridade entre os participantes. O jogo consiste em manter os jogadores empenhados em resolver questões conceituais sobre eletricidade com diferentes níveis de dificuldade. O jogo é composto de um tabuleiro, cartas contendo questões, problemas ou curiosidades, e, peças que caracterizam a equipe jogadora. Os resultados da aplicação do jogo em duas escolas, uma pública e outra particular da rede de ensino, permitiram avaliar a importância da utilização de estratégias ativas no ensino de Física, além de mensurar qualitativamente as contribuições deste recurso pedagógico no aprendizado de eletricidade, contribuindo para um ensino mais significativo de um conteúdo essencialmente conceitual.
This conclusion work of the National Professional Master’s Program in Physics Education consisting of an educational product (board game) and qualitative research dissertation involving teaching and learning strategies with electricity to high school. The proposal involves and approach content in the way of literature review, however with active participation of students. For this, was elaborated an educational board game that search to synthesize the contents clearly and objectively. With it, is possible to explore convivence postures, integration, social inter relation and complementarity between participants. The game consists in maintain players engaged in resolve question conceptual about electricity with different difficulties levels. The game is composing of board, questions cards, challenges, curiosities and pieces that characterize team cooperation. The results of the game application in two schools, one public and the other private in the education network, allowed to evaluate the importance of using active strategies in the Physics teaching, in addition to qualitatively measuring the contributions of this pedagogical resource in the electricity learning, contributing to a more significant teaching of an essentially conceptual content.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem, Ensino de física, Jogo educativo, Eletricidade, Learning, Physics teaching, Educational game, Electricity

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