Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista

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Data

2020-07-07

Autores

Silva, Rosa Aparecida do Couto

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo principal desta tese é analisar os aspectos experimentais da obra musical de Itamar Assumpção, artista relacionado à movimentação cultural conhecida como Vanguarda Paulista, ocorrida em São Paulo, no início dos anos 80. Os artistas ligados à Vanguarda Paulista assumiram uma posição crítica e criativa frente às imposições do mercado musical. As principais fontes dessa pesquisa são os sete álbuns de estúdio lançados durante a carreira de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava !, Bicho de 7 cabeças vol. I, II e III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Para sempre agora e Pretobrás - por que eu não pensei nisso antes? Tendo esse material como suporte, a pesquisa procura demonstrar como a negritude e as referências culturais afro-brasileiras são utilizadas de maneira inovadora, a fim de construir uma linguagem musical específica. Por fim, este trabalho elucida as relações intrínsecas entre o racismo institucional / sistêmico e o mercado musical, com base no reforço de estereótipos negativos impostos aos afro-brasileiros, que impactam diretamente a obra do artista estudado.
This dissertation’s main objective is to analyze the experimental aspects of the Itamar Assumpção's musical work, an artist related to the cultural movement known as Vanguarda Paulista, which took place in São Paulo, in the early 1980s.Vanguarda Paulista was an artistic scene in which musicians took a critical and creative stand against the musical market impositions. The main sources for this reserach are the seven studio albums released during the Assumpção's career: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava!, Bicho de 7 cabeças vol. I, II and III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora and Pretobrás -por que que eu não pensei nisso antes? Having this material as support the research seeks to demonstrate how blackness and Afro-Brazilian cultural references are used in an innovative way, in order to build a specific musical language. Finally, this work elucidates the intrinsic relations between institutional / systemic racism and the musical market, based on the reinforcement of negative stereotypes imposed to the Afro-Brazilians that directly impact the work of the studied artist.
El objetivo principal de esta tesis es analizar los aspectos experimentales de la obra musical de Itamar Assumpção, artista afín al movimiento cultural conocido como Vanguarda Paulista, que tuvo lugar en São Paulo, Brasil, a principios de la década de 1980. Los artistas vinculados a la Vanguarda Paulista asumieron una posición crítica y creativa contra las imposiciones del mercado de la música. Las principales fuentes de esta investigación son los siete álbumes de estudio publicados durante la carrera de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era só o que faltava!, Bicho de 7 cabeças vol. I, II y III, Ataulfo por Alves de Itamar Assumpção – Pra sempre agora y Pretobrás - por que que eu não pensei nisso antes? Con este material como soporte, la investigación busca demostrar cómo la negritud y las referencias culturales afrobrasileñas son utilizadas de manera innovadora, para construir un lenguaje musical específico. Finalmente, este trabajo dilucida las relaciones intrínsecas entre el racismo institucional / sistémico y el mercado musical, a partir del refuerzo de estereotipos negativos impuestos a los afrobrasileños, que impactan directamente en la obra del artista estudiado.

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Palavras-chave

Itamar Assumpção, Música Experimental, Música Popular, Racismo, Indústria Fonográfica, Experimental Music, Popular Music, Racism, Phonographic Industry, Industria Discográfica

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