Educação ambiental e ecoturismo: uma nova proposta para a conservação de reservatórios

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-07-14

Autores

Rangel, Julia Cristina Abrami

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Educação Ambiental (EA) busca a compreensão das relações humanas com o meio ambiente, e por meio de um processo reflexivo e ressignifcador permite que o indivíduo reveja suas concepções e construa novos conhecimentos e percepções em relação à conservação ambiental e ao uso responsável dos recursos naturais. A EA tem o potencial de associar suas práticas às atividades voltadas ao turismo, mais especificamente o ecoturismo. O ecoturismo possui uma preocupação com o uso sustentável e consciente do patrimônio natural e cultural, promovendo a EA junto às dinâmicas sociais e econômicas que ocorrem nestes espaços apropriados. Nesta perspectiva, o presente trabalho visa promover o diálogo entre a EA e o ecoturismo. Para tal propósito, usamos como área de estudo o reservatório de Itupararanga (Ibiúna, SP), cujo território integra-se ao da APA de Itupararanga. Objetivamos em nossa pesquisa identificar conceitos e fundamentos relativos a Reservatórios, Turismo e Ecoturismo, Unidades de Conservação e Área de Proteção Ambiental, Educação Ambiental e Percepção Ambiental, e a partir destes, traçar estratégias e atividades de EA para os usuários/turistas do reservatório. Objetivamos também conhecer as políticas públicas aplicadas pelos municípios do entorno do reservatório, analisando, ainda, como os gestores locais percebem, trabalham e colaboram com a conservação das áreas em questão. Os resultados indicam que as relações existentes entre o reservatório e os usuários é superficial, sendo que estes não se sentem atuante no espaço apropriado, bem como não se sentem responsáveis por reivindicar estruturas turísticas e a preservação do local. O trabalho de EA proposto ao final de nossa pesquisa busca direcionar as compreensões dos turistas e alterar sua percepção.
Environmental Education (EE) aims to comprehend human-environment relations and, through a reflexive and reframing process, allows people to review their conception and to build new knowledges and perceptions related to both environmental conservation and the responsible use of natural resources. Ecotourism cares about the sustainable and conscious use of the natural and cultural heritage, promoting the EE along with the social and economic dynamics that take place in these appropriated spaces. From this perspective, this study means to stimulate the dialog between EE and ecotourism. In order to do so, Itupararanga’s reservoir (Ibiuna, SP) was used as the area of study, its territory being integrated to Itupararanga’s area of environmental protection. The research’s objective is to identify concepts and principles related to reservoirs, tourism and ecotourism, conservation units and areas of environmental protection, environmental education and environmental perception. Based on these, we intend to outline EE strategies and activities for the reservoir’s users/tourists. We also aim to know the public policies applied by the municipalities around the reservoir, examining how the local managers perceive, work and collaborate with the conservation of the aforementioned areas. The results state that the existing connection between the reservoir and the users is superficial – they don’t feel active in the appropriated spaces, as well as not responsible to claim touristic structures and the site’s preservation. The EE task proposed by the end of our research seeks to direct the tourists’ comprehensions and modify their perception.

Descrição

Palavras-chave

Educação Ambiental, Ecoturismo, Reservatórios

Como citar