A Geografia da reorganização escolar em SP: neoliberalismo, ocupações escolares e movimento socioespacial de estudantes em 2015

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-06

Autores

Queiroz, William Fernando Camilo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa buscou apreender as ocupações escolares em 2015 tendo como referência algumas escolas que foram ocupadas pelos estudantes do Estado de São Paulo. O nosso objeto de pesquisa está centrado na discussão da ocupação das escolas pensando a partir do debate na Geografia em torno do conceito de espaço e território. As ocupações, lócus da atuação dos estudantes e professores, vêm se transformando em tática de luta contra o neoliberalismo e dando ao conceito de espaço uma posição estratégica como forma de resistência nas cidades aos ditames do sistema de capital. Este trabalho também apresenta um conjunto de reflexões cujo objetivo é o de contribuir para a construção de uma teoria geográfica sobre a alienação/desalienação. Assim, partimos dos conceitos de espaço e das reflexões sobre os movimentos de ocupação, bem como da teoria da produção do espaço, para apresentar um modelo explicativo eminentemente geográfico. Espaço/contraespaço, alienação-desalienação apresentam-se indissociáveis.
This research sought to apprehend the school occupations in 2015 having as reference some schools that were conquered by students from the State of São Paulo. Our research object is centered on the discussion of the occupation of schools thinking from the debate in Geography around the concept of space. Occupations, the locus of students 'and teachers' actions, have become a tactic to fight neoliberalism and give the concept of space a strategic position as a form of resistance in cities to the dictates of the capital system. In this work, we also present a set of reflections whose objective is to contribute to the construction of a geographic theory on Alienation. Thus, we start from the concepts of space and reflections on the movements of occupation, as well as the theory of the production of space, to present an eminently geographic explanatory model. Space, alienation-alienation are inextricably linked. Finally, we have our theoretical contribution, called Spatial Struggle at the threshold of this century, based on the analysis of movements of occupations in geographic space.

Descrição

Palavras-chave

Movimentos socioespaciais, Ocupações das escolas paulistas em 2015, Espaço, Alienação, Movimento estudantil, Social-spatial, Occupations of São Paulo schools in 2015, Space, Alienation, Student movement

Como citar