Eh Boi!: uma proposta de trabalho em Artes Cênicas com crianças da Educação Infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-09

Autores

Pinto, Robson Alex de Jesus [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente proposta busca possibilidades de trabalhar o teatro com crianças da Educação Infantil de maneira que as linguagens das artes cênicas dialoguem com os pressupostos dessa etapa da educação. Para tanto, apresento um projeto piloto desenvolvido na unidade escolar EMEI CEU Pera Marmelo, localizada na região do Jaraguá, com crianças de cinco anos. Nesse processo, o exercício de escuta e a participação ativa das crianças nas escolhas e decisões constituíram o projeto no qual houve uma aproximação com a cultura popular e o auto do Bumba meu boi nos moldes apresentados no Maranhão e representado em São Paulo pelo grupo de danças tradicionais Cupuaçu. A partir disso, desenhou se uma estrutura de doze encontros, divididos em dinâmicas de aquecimento, jogos teatrais, brincadeiras tradicionais e momentos de rodas de conversa para reflexões sobre os momentos vivenciados. Durante a aplicação do projeto piloto, os encontros foram registrados em um diário de bordo em que foi considerado o que foi planejado, as alterações ocorridas, reflexões e as possíveis modificações a ser apresentadas em uma possível nova edição do projeto. Esse projeto piloto desenvolvido no primeiro semestre de 2019 criou um ambiente sensível e criativo, buscando promover o protagonismo infantil para a apresentação do “Auto do Bumba meu boi” pelas crianças para os demais alunos da unidade escolar.
The current proposal aims possibilities of working the theater with children of Early Childhood Education , in a manner which the languages of scenic arts dialogue with the assumptions of this stage of education. Therefore, I present a pilot project developed at School EMEI CEU Pera Marmelo, located at Jaraguá region, with five year old children. In this proce ss, the listening exercise and the active participation of the children in the choices and decisions which constituted the project, all of these constructed a project in wich there has been a rapprochement with the popular culture and with the Auto of Bumba meu boi standardized of those performed in Maranhão and presented in São Paulo by the group of traditional dances Cupuaçu. From this on, a structure of twelve meeting was drawn, divided in warming up dynamics, theatrical games, traditional child’s plays, and moments of round of conversation to reflections about the experienced moments. During the application of the pilot project, the meetings were registered on a logbook on which I considered what was planned, the occurred alterations, my reflections and the possible modifications which may be presented in a possible new edition of the project. This pilot project, developed in the first half of 2019, has created a sensitive and creative environment, searching to promote the children’s protagonism, to “Auto do Bumba meu boi” by the children, and performed for all the other students of the school.

Descrição

Palavras-chave

Cultura popular, Bumba meu boi, Educação infantil, Artes cênicas, Popular culture, Childhood education, Scenic arts, Teatro e crianças, Bumba-meu-boi na arte, Folclore na cultura popular, Artes cênicas

Como citar