Relação entre comportamento sedentário e diferentes dominios de atividades físicas com dores musculoesqueléticas em professores da rede pública - estudo epidemiológico

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Data

2020-03-03

Autores

Souza, Jefferson Marinho de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente relatório contempla o processo necessário para defesa de dissertação de mestrado. Inicialmente é apresentado uma introdução geral, contendo a fundamentação teórica e posteriormente a metodologia do estudo. Os dados aqui inseridos tem diferentes objetivos, porém a mesma finalidade, em primeiro momento analisar a relação de dores musculoesqueléticas com diferentes domínios de atividade física em docentes da rede pública estadual de uma cidade brasileira, em segundo momento investigar se as dores musculoesqueléticas são relacionadas a diversos tipos de tempo de tela (uso de TV, computador e smartphone) em professores e se a atividade física pode mitigar essa relação. A amostra foi composta por 245 professores da rede pública de Ensino da cidade de Presidente Prudente-SP. A dor musculoesquelética foi avaliada por meio do questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Os diferentes domínios de atividade física foram obtidos por meio do questionário de Baecke nos domínios do Trabalho, Esporte/Lazer e Locomoção. Na análise estatística foi utilizada a Regressão Logística Binária e o intervalo de confiança adotado foi de 95% e a significância estatística de 5%.
This report contemplates the process necessary for the defense of a master's thesis. Initially a general introduction is presented, containing the theoretical foundation and later the methodology study. The data entered here have different objectives, but the same purpose, first, to analyze the relationship of musculoskeletal pain with different domains of physical activity in teachers from the state public network of a Brazilian city, and second, to investigate whether musculoskeletal pain is related to different types of screen time (use of TV, computer and smartphone) in teachers and whether physical activity can mitigate this relationship. The sample consisted of 245 public school teachers in the city of Presidente Prudente-SP. Musculoskeletal pain was assessed using the Nordic Musculoskeletal Questionnaire. The different domains of physical activity were obtained through the Baecke questionnaire in the domains of Work, Sport / Leisure and Locomotion. In the statistical analysis, Binary Logistic Regression was used and the confidence interval adopted was 95% and the statistical significance was 5%.

Descrição

Palavras-chave

Professores, Dor, Dores musculoesqueléticas

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