Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade

Imagem de Miniatura

Data

2020-12-20

Autores

Pessotto, Ana Heloiza Vita
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Gradus Editora

Resumo

Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor.

Descrição

Palavras-chave

Produção Audiovisual, Criatividade, Inovação, Pandemia, Covid-19

Como citar