O letramento literário por intermédio da leitura de Filosofias de Vó Maria: crônicas de um cotidiano caboclo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-10

Autores

Andrade, Geisa Alexandreli Borges de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho traz uma proposta de atividades que têm, como objetivo, despertar nos alunos do Ensino Fundamental II o prazer pela leitura de textos literários. Surgiu da necessidade de promover experiências significativas de ensino-aprendizagem da Literatura, o que se denomina letramento literário. A motivação se deu no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na cidade de Iepê — SP, onde já atuamos como professora. Em nossa proposta, a partir da leitura de uma obra local, trabalhamos com textos literários e, por meio deles, ativamos o diálogo com a história do município. Nossa pesquisa fundamenta-se, principalmente, em Antonio Candido (1972; 1992; 2003; 2017), no que se refere ao estudo da literatura e à análise do gênero textual crônica, e, em Rildo Cosson (2018), no tocante ao conceito de letramento literário e aporte à proposta de intervenção pedagógica. Também nos ancoramos, para a fundamentação bibliográfica desse trabalho e discussão dos temas letramento literário, leitura literária e gênero textual crônica, em Lajolo (1993), Lerner (2002), Sá (1987), Costa (2020), Arrigucci Jr. (2001), entre outros. A proposta foi elaborada a partir de uma sequência de atividades que priorizam a prática de leitura e a interpretação de textos literários, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2018), tendo por base o livro Filosofias de Vó Maria: Crônicas de um Cotidiano Caboclo, de Nê Sant´Anna (2017), autora iepense que, a partir de sua memória afetiva, resgatou, por meio de crônicas, as histórias que ouviu no meio em que cresceu, sobre sua avó, a qual não conheceu.
This work presents a proposal of activities that aim to arouse in elementary school students the pleasure of reading literary texts. It arose from the need to promote significant teaching-learning experiences in Literature, which is called literary literacy. The motivation came in the 9th grade of elementary school at a public school in the state, located in the town of Iepê ― SP, where we already work as a teacher. In our proposal, from the reading of a local work, we worked with literary texts and, through them, we activated the dialogue with the history of the town. Our research is based mainly on Antonio Candido (1972; 1992; 2003; 2017), regarding the study of literature and the analysis of the textual genre chronic and in Rildo Cosson (2018), regarding the concept of literary literacy and contribution to the pedagogical intervention proposal. We also anchored ourselves, for the bibliographic foundation of this work and discussion of the themes literary literacy, literary reading and textual genre chronic, in Lajolo (1993), Lerner (2002), and, on Sá (1987), Costa (2020), Arrigucci Jr. (2001) among others. The proposal was developed based on a sequence of activities, which prioritize the practice of reading and interpreting literary texts, according to the foundations of Cosson's literary literacy (2018), based on the book Filosofias de Vó Maria: Crônicas de um Cotidiano Caboclo, by Nê Sant´Anna (2017), an author from Iepê, who based on her affective memory, rescued, through chronicles, the stories she heard in the environment she grew up, about her grandmother, whom she did not know.

Descrição

Palavras-chave

Literatura., Letramento Literário, Crônica, Sequência Básica

Como citar