Arte gênero e educação: oficina (des)bordando, a cultura visual da criança e os estereótipos de gênero
Author
Advisor
Date
2017-11-13Type
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
This monography is a result of the reflection about how gender issues are silenced in school classes in Brazil. This research aims to promote consciousness gaining about the subject, so the discussion can also happen in education, regarding an equal education to students, considering the role of women in society and historical facts that are significant for this debate. Embroidery is also a fundamental part of this study, once it can be used as a subversive language regarding the construction of femininity and gender stereotypes.
Por esse texto é pretendida uma reflexão sobre como questões de gênero são silenciadas nas salas de aula. Para isso, contamos com um breve panorama histórico sobre o tema gênero, enfatizando a condição das mulheres na sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo promover a conscientização sobre esse tema para que a discussão sobre a questão aconteça em âmbitos educacionais, em busca da construção de uma educação mais igualitária entre estudantes, levando em consideração o contexto atual da mulher na sociedade e pontos históricos que sejam importantes ao debate, bem como a utilização do bordado como ferramenta para a quebra de estereótipos de gênero e promoção do debate, já que a técnica esteve estritamente relacionada às noções de feminilidade a partir do século XVII.
How to cite this document
Keywords
Collections
