Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis
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2018-11-13Type
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Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de iniciação científica (IC) financiada pelo PIBIC/Reitoria cujo objetivo geral foi investigar a interdisciplinaridade na docência nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da concepção de docentes de uma escola pública municipal. Os objetivos específicos foram: Conceituar o termo interdisciplinaridade e compreender a origem dessa expressão, Analisar o conceito de interdisciplinaridade presente na legislação educacional brasileira, verificar e analisar o conceito de interdisciplinaridade, seus desafios e possibilidades, a partir da concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e o trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica, análise da legislação e entrevista semiestruturada. A pesquisa bibliográfica verificou os trabalhos já realizados nessa temática. Analisamos alguns documentos legais, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96); a Resolução CNE nº 7 de 14 de dezembro de 2010 (BRASIL, 2010) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Entrevistamos quatro professoras dos anos iniciais que atuam na escola pública municipal de Martinópolis. Verificamos que o termo interdisciplinaridade é conhecido pelas professoras que participaram da pesquisa, mas no cotidiano a ação docente é subsidiada por livros didáticos como o Ler e Escrever. Livros que apresentam alguns projetos interdisciplinares prontos, nos quais as professoras estudam e aplicam tais projetos...
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