Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Lima, Vanda Moreira Machado

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - FCT

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de iniciação científica (IC) financiada pelo PIBIC/Reitoria cujo objetivo geral foi investigar a interdisciplinaridade na docência nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da concepção de docentes de uma escola pública municipal. Os objetivos específicos foram: Conceituar o termo interdisciplinaridade e compreender a origem dessa expressão, Analisar o conceito de interdisciplinaridade presente na legislação educacional brasileira, verificar e analisar o conceito de interdisciplinaridade, seus desafios e possibilidades, a partir da concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e o trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica, análise da legislação e entrevista semiestruturada. A pesquisa bibliográfica verificou os trabalhos já realizados nessa temática. Analisamos alguns documentos legais, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96); a Resolução CNE nº 7 de 14 de dezembro de 2010 (BRASIL, 2010) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Entrevistamos quatro professoras dos anos iniciais que atuam na escola pública municipal de Martinópolis. Verificamos que o termo interdisciplinaridade é conhecido pelas professoras que participaram da pesquisa, mas no cotidiano a ação docente é subsidiada por livros didáticos como o Ler e Escrever. Livros que apresentam alguns projetos interdisciplinares prontos, nos quais as professoras estudam e aplicam tais projetos...

Descrição

Palavras-chave

Educação - Estudo e ensino, Escolas públicas, Professores, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Ensino fundamental, Education - Study and teaching

Idioma

Português

Citação

TONACIO, Valquiria. Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação