Práticas de enriquecimento extracurricular para alunos com indicativos de altas habilidade/superdotação em uma universidade pública

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Data

2018-11-19

Autores

Barbosa, Isabela Costa [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Out of school attendance of gifted students in order to meet their special educational needs is a valid option, considering a scenario in which Laws establish guidelines for identification, registration and attendance to this student, but practice is often incipient. In this sense, the present paper seeks to describe an academic action that developed ways to concretize the attendance to this student. Thus, it has as general objective to describe the offer of an Extracurricular Enrichment Program for gifted students at a Public University in the interior of the state of São Paulo and as specific objectives to present the way in which enrichment was proposed and developed from of the demands of a University Extension Project and to evaluate the meetings from the perspective of the students who participated in the project. The descriptive research of quantitative and qualitative approach, whose main objective is the description of a phenomenon and/or characteristics of the target public of the study, had as participants students that were evaluated in the Project of Extension University called Identificação de estudantes com indicativos de AH/SD e aconselhamento para pais e equipe escolar. For its accomplishment, the research was structured in two stages: step 1 consisted in the characterization and description of the activities of the Enrichment Program offered by the Extension Project and established as a proposal of continuity of attendance to the participants evaluated by the project and step 2 consisted in evaluating the enrichment program by the participants of the offered activities. It was verified that the alternative of offering extra class enrichment programs is a viable option to attend the educational needs of this public, highlighting the quality and wealth of opportunities proposed through the activities, evaluated positively by the participating students
O atendimento ao estudante com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), com vistas a suprir suas necessidades educacionais, pode, e deve ser realizado para além do ambiente escolar. Considerando um cenário em que as Leis estabelecem diretrizes de identificação, cadastramento e atendimento ao aluno com AH/SD, mas as práticas, muitas vezes, acabam sendo inexpressivas nesse sentido, o presente trabalho busca descrever uma ação acadêmica que desenvolveu caminhos para concretizar o atendimento a esse indivíduo. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral descrever a oferta de um Programa de Enriquecimento extracurricular para estudantes com indicativos de AH/SD em uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo e como objetivos específicos apresentar a forma como o enriquecimento foi proposto e desenvolvido a partir das demandas de um Projeto de Extensão Universitária, e avaliar os encontros a partir da perspectiva dos estudantes que participaram do projeto. A pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e qualitativa teve como participantes estudantes que foram avaliados no Projeto de Extensão Universitária denominado Identificação de estudantes com indicativos de AH/SD e aconselhamento para pais e equipe escolar. Para sua realização, foi estruturada em duas etapas: a etapa 1 consistiu na caracterização e descrição das atividades do Programa de Enriquecimento oferecidas pelo Projeto de Extensão, e estabelecidas como proposta de continuidade de atendimento aos participantes avaliados pelo projeto e a etapa 2 consistiu na avaliação do Programa de Enriquecimento pelos participantes das atividades oferecidas. Constatou-se que a alternativa de oferecimento de programas de enriquecimento extraclasse são uma opção viável ao atendimento das necessidades educacionais desse público, destacando-se a qualidade e a riqueza ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Enriquecimento curricular, Superdotados

Como citar

BARBOSA, Isabela Costa. Práticas de enriquecimento extracurricular para alunos com indicativos de altas habilidade/superdotação em uma universidade pública. 2018. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.