A formação inicial e a prática profissional na visão de professores iniciantes de educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-09

Autores

Sorroche, Alex de Souza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Teacher training is filled with questions about the knowledge to be learned in the undergraduate curriculum, the proposed curriculum, how the internships should work, and many other approaches. However, something that draws attention and can intrigue the students during the training and later the professional performance is how much the experiences, the knowledge, that is, everything lived in the graduation will be or is able to provide subsidies for the practice of the teacher in the school. Specifically regarding the training of Physical Education teachers and their performance in the school, it is observed that teachers in some cases have difficulties related to what to do at the beginning of the teaching career, how to organize the knowledge and transform them into guidelines for acting as a teacher what and how to teach, and other innumerable questions regarding professional practice. Therefore, the present study had the objective of analyzing aspects related to the initial formation of Physical Education teachers and their relation with the performance in the school field. The present research was qualitative, with six Physical Education teachers, graduated from a Physical Education Degree Course of a public University of the State of São Paulo. A semi-structured interview was used to collect the information. Afterwards, we transcribed the interviews and analyzed the results. The results show that some of the teachers define their undergraduate education as good, providing the capacity to organize teaching work, knowledge about school didactics, class planning, and other skills. Participation in activities that involved going to the school context was described as positive in the training... (Complete abstract electronic acess below)
A formação docente é repleta de questionamentos sobre os saberes que devem ser apreendidos na graduação, o currículo proposto, como os estágios na escola devem funcionar, entre outras inúmeras abordagens. Contudo, algo que chama atenção e pode intrigar os alunos durante a formação e posteriormente a atuação profissional é o quanto as vivências, os conhecimentos, ou seja, todas as experiências da graduação serão ou são capazes de proporcionar subsídios para a prática do professor na escola. Especificamente quanto à formação dos professores de Educação Física e sua atuação na escola, é observado que os professores em alguns casos possuem dificuldades relacionadas ao que fazer no início da carreira docente, como organizar os conhecimentos e transformá-los em diretrizes para a atuação como docente, o que e como ensinar, e outros inúmeros questionamentos referentes à prática profissional. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar aspectos relativos à formação inicial dos professores de Educação Física e sua relação com a atuação no campo escolar. A presente pesquisa foi de caráter qualitativa, com seis professores de Educação Física, egressos de um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública do estado de São Paulo e em início da carreira docente. Utilizou-se da entrevista semiestruturada para coletar as informações. Após, foi realizada a transcrição das entrevistas e análise dos resultados. Os resultados encontrados evidenciam que parte dos professores definem sua formação da graduação como boa, proporcionando a capacidade de organização do trabalho docente, conhecimentos referentes à didática escolar, planejamento das aulas, entre outras capacidades... (Resumo completo, clicar acessoeletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Educação fisica, Carreiras e oportunidades

Como citar

SORROCHE, Alex de Souza. A formação inicial e a prática profissional na visão de professores iniciantes de educação física. 2018. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.