Jornalismo automotivo e obsolescência programada: Bruno Luiz Dorna Gomes. -
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2018-06-28Type
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With this monograph, we intend to address the issue of programmed obsolescence in automobile production and how the specialized press has been dealing with this phenomenon, which has changed a lot the relationship between the consumer and vehicle assemblers. A bibliography with recent books and scholarly articles has been used. So this study can add recent information on this subject, a specialist was consulted that follows the automotive sector daily. Also noteworthy are the technological advances that have allowed changes of bodyworks in record time, the use of new lighter and more formable materials and the increase of reliability in the commercialized products. It also covers the history of automotive journalism in Brazil, including the coverage of launches resulting from the obsolescence not only of design, but also of the mechanical assembly and platforms, as well as the fact that the premature lag harms car consumers with increasingly frequent updates. It is also worth to mention examples of some obsolete national models, both from the point of view of design and motorization. With all this presented, we can conclude that programmed obsolescence is an inevitable phenomenon, because automakers can not maintain an adequate level of competitiveness without the update of its models and, consequently, fail to bring improvements to their consumers
Com esta monografia, pretende-se abordar a questão da obsolescência programada na produção de automóveis e como a imprensa especializada vem tratando esse fenômeno que tem mudado, e muito, a relação entre o consumidor e as montadoras de veículos. Foi utilizada uma bibliografia com livros e artigos acadêmicos recentes. Para que este estudo possa adicionar informações recentes sobre essa temática, foi consultado um especialista que acompanha diariamente o setor automotivo. Merecem destaque também os avanços tecnológicos que vêm permitindo mudanças de carrocerias em tempo recorde, o uso de novos materiais mais leves e formatáveis e o aumento da confiabilidade nos produtos comercializados. Aborda-se também a história do jornalismo automotivo no Brasil, incluindo a cobertura de lançamentos decorrentes da obsolescência não só do design, como também do conjunto mecânico e das plataformas, assim como o fato da defasagem prematura prejudicar os consumidores de automóveis com atualizações cada vez mais frequentes. Também são mencionados exemplos de alguns modelos nacionais obsoletos, tanto do ponto de vista do design quanto da motorização. Com tudo isso apresentado, podemos concluir que a obsolescência programada é um fenômeno inevitável, pois as montadoras não conseguem manter um nível de competitividade adequado sem a atualização de seus modelos e, consequentemente, não conseguem oferecer melhorias para seus consumidores
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