Determinação da biodisponibilidade dos elementos cádmio (Cd) e chumbo (Pb) em monocultura açucareira utilizando a técnica difusão em filmes finos por gradiente de concentração (DGT)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Podsclan, Caroline Barradas [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
Atividades relacionadas a ação antrópica tem causado um aumento nas concentrações de elementos tóxicos aos seres vivos, em especial Cd e Pb. Tais elementos são capazes de ser depositados em superfícies vegetais e solos, descartados como resíduos em rios e lagos, contaminando todo o ambiente onde se encontra. Técnicas para determinar a concentração dos elementos em solo são bastante utilizadas, mas não reproduzem com fidelidade a dinâmica real de reposição de íons entre fase solida e fase liquida do solo. Para essa análise devem ser consideradas propriedades especificas de cada solo a fim de se ter a determinação da fração lábil do elemento, aquela disponível para absorção para a biota. A técnica DGT permite medir o fluxo de íons pela promoção de um gradiente de concentração, garantido pela presença de filmes finos, tem se mostrado eficiente na determinação da labilidade de diversos metais, incluindo Cd e Pb em solos na Ásia e Europa, porém em solos tropicais, com características e condições diferentes, ainda está em fase de teste. Neste trabalho foi realizado um estudo para determinar a labilidade de Cd em Pb em áreas de monocultura de cana de açúcar presente ao redor de centros urbanos e industriais da região de Rio Claro, com intenso descarte de resíduos e uso de agrotóxicos, utilizando a técnica DGT montada com Chelex-100 como agente ligante e poliacrilamida como agente difusivo. Os resultados obtidos demonstraram que a DGT foi capaz de identificar como baixa mobilidade dos elementos analisados e, portanto, baixa biodisponibilidade deles nos solos amostrados

Descrição

Palavras-chave

Solos, Metais, Cadmio, Chumbo, Filmes finos, Gradiente de concentração

Como citar

PODSCLAN, Caroline Barradas. Determinação da biodisponibilidade dos elementos cádmio (Cd) e chumbo (Pb) em monocultura açucareira utilizando a técnica difusão em filmes finos por gradiente de concentração (DGT). 2018. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.