Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações

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Data

2019

Autores

Ferreira, Tatiana [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The main objective of this research is to understand how the evaluation of children's education through learning analysis forms is proceeded with pre-school students (4 to 6 years old). The methodology used was a qualitative research based on a bibliographic study and an analysis of a practical application with children in a private school in the state of São Paulo, with the purpose of demonstrating how this type of assessment instrument works in this age, and how, from these results, it is possible to identify and, if necessary, review the evaluation methods, as well as the practice of the teacher of young children, proposing a reflection about the contributing of evaluation to the students development. This research was carried out in two classes of pre- school levels I and II and also seek the understanding of how educational evaluation can contribute or hinder child development when using classificatory models in the teaching-learning process
O objetivo principal desta pesquisa é compreender como é realizada a avaliação na educação infantil, a partir do uso de fichas de análise de aprendizagem em turmas de alunos na pré-escola (4 a 6 anos de idade.). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada por meio de estudo bibliográfico sobre o tema e, a prática da avaliação na educação infantil das fichas de análise de aprendizagem (sondagens feitas pelo professor), de alunos com idade entre quatro e seis anos, tendo como recorte para investigação uma escola privada do interior de São Paulo. Desta forma, procurou-se demonstrar como ocorre a avaliação nesta faixa etária, através da utilização deste tipo de instrumento de avaliação (fichas) e como é possível, a partir desses resultados, identificar e, se necessário, (re)pensar a forma de avaliação, bem como a prática do professor de crianças pequenas e, ainda, as possibilidades de contribuição para o desenvolvimento das mesmas. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de pré-escolar I e II, buscando ainda o entendimento de como a avaliação educacional pode contribuir ou dificultar o desenvolvimento infantil quando faz uso de modelos classificatórios e, consequentemente, segregadores no processo de ensino-aprendizagem

Descrição

Palavras-chave

Educação de crianças, Educação pre-escolar, Avaliação educacional, Rendimento escolar - Avaliação, Aprendizagem, Pesquisa bibliografica, São Paulo (Estado)

Como citar

FERREIRA, Tatiana. Avaliação na educação infantil: primeiras aproximações. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.