A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Soares, Ingrid Lopes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
O presente trabalho tem como objetivo identificar como a alfabetização cartográfica e o letramento estão sendo discutidas pelos pesquisadores brasileiros. A alfabetização e o letramento cartográfico são o ponto inicial para os alunos entenderem a disciplina de Geografia, já que essa disciplina que está presente em toda a vida escolar dos alunos brasileiros. Neste sentido pretendemos realizar um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações nas bases de dados, Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Pathernon. Os trabalhos pesquisados apresentavam as seguintes palavras em seus títulos ou palavras-chave, alfabetização cartográfica e letramento cartográfico. Ao apresentarmos o estado da arte pretendeu-se entender o que é e por a alfabetização e o letramento cartográfico é importante para o desenvolvimento dos alunos. A Alfabetização Cartográfica é primordial para que o aluno seja um leitor de mapas, enquanto o Letramento Cartográfico é tratado como um conceito mais amplo que a alfabetização e que o aluno compreenda o mapa e como utilizá-lo em seu cotidiano

Descrição

Palavras-chave

Cartografia, Alfabetização, Pesquisa bibliografica, Geografia, Geografia - Estudo e ensino, Brasil

Como citar

SOARES, Ingrid Lopes. A alfabetização cartográfica: uma análise bibliográfica. 2019. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.