Arquitetura e a promoção de Saúde: Projeto de uma UBS para Campos de Holambra

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-07-05

Autores

Rodrigues, Amanda [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
O distrito de Campos de Holambra, localizado no município de Paranapanema, carece de estabelecimentos públicos de saúde. Na procura por instrumentos que venham a suprir a demanda da área, o presente trabalho propõe realizar um estudo da rede de saúde pública atual abrangendo as questões relacionadas com sua hierarquia e dos tipos de assistências oferecidos. Faz uma breve análise socioespacial do entorno, além do levantamento das demandas e dos equipamentos públicos já existentes no município, a fim de justificar a elaboração de um projeto de edifício destinado à saúde na região. Para tal, foram revisadas algumas bibliografias direcionadas à arquitetura na área da saúde, sobre a estrutura da rede, e humanização dos espaços. Assim sendo, a proposta para o Trabalho Final de Graduação (TFG) consiste na criação e implantação de um equipamento público da área de saúde - mais precisamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) - que proporcione um espaço adequado para responder às necessidades da população local, diminuindo as dificuldades físicas e psicológicas dos cidadãos que venham a ser atendidos pela UBS através de um projeto arquitetônico qualificado, que tenha como partido a arquitetura humanizada e os potenciais benefícios que este tipo de arquitetura traz aos pacientes e usuários

Descrição

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde (Brasil) Arquitetura Holambra (SP), Arquitetura, Saúde - Arquitetura - Holambra (SP), Participação social - Arquitetura - Holambra (SP)

Como citar

RODRIGUES, Amanda. Arquitetura e a promoção de Saúde: Projeto de uma UBS para Campos de Holambra. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.