Ensino de funções exponenciais e logarítimicas: explorando a cinética Química e situações cotidianas
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Costa, Guilherme Gonçalves [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Not available
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma forma diferenciada de ensinar Matemática e Química por meio de uma experiência didática com ingressantes do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química da UNESP, Campus Araraquara. A demanda por recursos didáticos alternativos no Ensino Superior é crescente, o que contribui para a falta de motivação e desistência dos estudantes, em especial aqueles que ingressam nos cursos de Ciências Exatas e da Terra. Adotando- se os princípios da Engenharia Didática, esse trabalho foi elaborado visando ao uso de funções exponenciais e logarítmicas no contexto da Química e do cotidiano dos educandos para que estes pudessem compreender melhor a aplicabilidade dos conceitos teóricos ensinados em sala de aula. Apresentaram-se cinco atividades aos alunos, teóricas e práticas, com problemas contextualizados para que se pudesse despertar o interesse sobre como a Matemática pode ser explorada dentro e fora da Química. Duas atividades envolveram funções exponenciais, duas outras envolveram funções logarítmicas, e uma quinta atividade aplicou estes conceitos na Cinética Química. Nas atividades práticas, trabalhou-se com os softwares GeoGebra e LibreOffice Calc, utilizando-se a modelagem matemática. Ao fim de cada atividade, os estudantes avaliaram todos os conceitos abordados em forma de escala de Likert, a ferramenta de validação deste trabalho. Os padrões de resposta permitiram concluir que as atividades desenvolvidas causaram impacto benéfico aos estudantes, estimulando-os à curiosidade matemática e química.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma forma diferenciada de ensinar Matemática e Química por meio de uma experiência didática com ingressantes do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química da UNESP, Campus Araraquara. A demanda por recursos didáticos alternativos no Ensino Superior é crescente, o que contribui para a falta de motivação e desistência dos estudantes, em especial aqueles que ingressam nos cursos de Ciências Exatas e da Terra. Adotando- se os princípios da Engenharia Didática, esse trabalho foi elaborado visando ao uso de funções exponenciais e logarítmicas no contexto da Química e do cotidiano dos educandos para que estes pudessem compreender melhor a aplicabilidade dos conceitos teóricos ensinados em sala de aula. Apresentaram-se cinco atividades aos alunos, teóricas e práticas, com problemas contextualizados para que se pudesse despertar o interesse sobre como a Matemática pode ser explorada dentro e fora da Química. Duas atividades envolveram funções exponenciais, duas outras envolveram funções logarítmicas, e uma quinta atividade aplicou estes conceitos na Cinética Química. Nas atividades práticas, trabalhou-se com os softwares GeoGebra e LibreOffice Calc, utilizando-se a modelagem matemática. Ao fim de cada atividade, os estudantes avaliaram todos os conceitos abordados em forma de escala de Likert, a ferramenta de validação deste trabalho. Os padrões de resposta permitiram concluir que as atividades desenvolvidas causaram impacto benéfico aos estudantes, estimulando-os à curiosidade matemática e química.
Descrição
Palavras-chave
Cinética química, Função exponencial, Ciências exatas, Chemical kinetics
Como citar
COSTA, Guilherme Gonçalves. Ensino de funções exponenciais e logarítimicas: explorando a cinética Química e situações cotidianas. 2017. 144 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Química, 2017.