Efeito do enriquecimento ambiental no comportamento e bem - estar de papagaios (amazona aestiva) mantidos em cativeiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-12

Autores

Castro, Samanta Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Aiming at animal welfare and reducing the occurrence of altered behaviors, environmental enrichment (EA) practices are used to stimulate the expression of natural behaviors typical of the species. The objective of the present study was to propose and evaluate the effect of EA on a group of parrots kept in the CEMPAS, FMVZ/UNESP - Botucatu. For this, 41 parrots were used; the study was divided into three stages: (1) elaboration of the etogram of altered behaviors, (2) food enrichment (EAL) and (3) cognitive enrichment (EC). In each of the stages the evaluation of the etogram was performed, in order to verify the efficiency of the EE in the reduction of the altered behaviors. The proposed EA was to offer fruits in their natural form (papaya; orange; yellow cavendish; palm-jerivá; chinaberry and leucaena) and to test the cognitive abilities of parrots in order to improve the quality of the management of captive animals, promoting their welfare. Only 12% of the animals presented motor stereotypies (EM). Among the cases of EM there was the postural type (hanging with legs open at different angles and hanging with feet and head in contact with the upper screen of the enclosure) and movement (shake your head sinuously, from right to left). There was no difference in the rate of occurrence of stereotyped behaviors before (PRÉ-EA: 8.02±15.48) and after (PÓS-EAL: 7.34±15.47 and PÓS-EC: 8,060±16,86) the interventions performed (Freedman test, p=0.142). The presence of stereotyped behaviors did not affect the motor and cognitive ability of the animals, to identify, obtain, manipulate and consume the whole fruits or in their almost natural form
Visando o bem-estar animal e diminuição da ocorrência de comportamentos alterados, as práticas de enriquecimento ambiental (EA) são empregadas com a finalidade de estimular a expressão de comportamentos naturais típicos da espécie. O objetivo do presente estudo foi propor e avaliar o efeito do EA em um grupo de papagaios mantidos no CEMPAS, FMVZ/UNESP - Botucatu. Para tanto, foram utilizados 41 papagaios; o estudo foi dividido em três etapas: (1) elaboração do etograma dos comportamentos alterados, (2) enriquecimento alimentar (EAL) e (3) enriquecimento cognitivo (EC). Em cada uma das etapas foi realizada a avaliação do etograma, com intuito de verificar a eficiência do EA na diminuição dos comportamentos alterados. O EA proposto foi oferecer frutos em sua forma natural (mamão, laranja, banana-nanica, palmeira-jerivá, cinamomo e leucena) e testar as habilidades cognitivas dos papagaios, com intuito de melhorar a qualidade do manejo de animais cativos, promovendo o seu bem-estar. Apenas 12% dos animais apresentaram estereotipias motoras (EM). Entre os casos de EM houve o tipo postural (pendurar-se com as pernas abertas em diferentes ângulos e pendurar-se com pés e a cabeça em contato com a tela superior do recinto) e de movimento (balançar a cabeça sinuosamente, da direita para esquerda e vice-versa). Não houve diferença na taxa de ocorrência dos comportamentos estereotipados antes (PRÉ-EA: 8,02±15,48) e após (PÓS-EAL: 7,34±15,47 e PÓS-EC: 8, 060±16,86) as intervenções realizadas (teste de Freedman, p=0,1242). A presença de comportamentos estereotipados não afetou a habilidade motora e cognitiva dos animais, para identificar, obter, manipular e consumir os frutos inteiros ou em sua forma quase natural

Descrição

Palavras-chave

Papagaio (Ave) - Comportamento, Animais silvestres em cativeiro, Parrots

Como citar

CASTRO, Samanta Aparecida. Efeito do enriquecimento ambiental no comportamento e bem - estar de papagaios (amazona aestiva) mantidos em cativeiro. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2016.