Perspectivas de professores com relação ao ensino do conteúdo esportes nas aulas de Educação Física

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Data

2019-11-11

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Sport, by a cultural manifestation, is a content of school Physical Education and should be taught in school. Thus, their teaching in class must be committed to the access of all students to the body practices resulting from it. However, in situations of Physical Education classes it is still possible to visualize a pedagogical orientation that does not match the school environment, since it has exclusive characteristics, exclusively focused on the biological, involving the selection of few students and the improvement of technical gestures. This may be the result of a process of a initial teacher education that has been anchored in traditional teaching methods, with a mechanistic character, and a lack of continuing education that really mobilizes teachers to think about other possibilities of teaching sports. In this sense, the objective of this work was to identify and analyze teachers perspectives regarding the teaching of sports content within Physical Education classes. For this, ten teachers from the municipal and state public schools in the interior of São Paulo were interviewed, using the semi-structured interview as a collection technique. We can infer that teachers have sought to deconstruct the orientation based on performance sports within the school, in Physical Education classes. In addition, it was possible to identify that there have been changes in teacher training courses, as there is this concern regarding sports at school. The purpose of the classes, related to the teaching of sport itself, moved towards a concern with the values that sports can provide to students
O esporte, por uma manifestação cultural, é um conteúdo da Educação Física escolar e deve ser ensinado na escola. Deste modo, seu ensino nas aulas precisa estar comprometido com o acesso de todos os estudantes as práticas corporais dele decorrentes. Todavia, em situações de aulas de Educação Física ainda é possível visualizar uma orientação pedagógica que não condiz com o ambiente escolar, já que apresenta características excludentes, voltadas exclusivamente ao biológico, envolvendo seleção de poucos alunos e o aperfeiçoamento dos gestos técnicos. Isso pode ser consequência de um processo de formação inicial docente que vem se ancorando em métodos tradicionais de ensino, com um caráter mecanicista, além de uma carência de formação continuada que realmente mobilize os professores a pensarem em outras possibilidade de ensino dos esportes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as perspectivas de professores com relação ao ensino do conteúdo esportes dentro das aulas de Educação Física. Para isso, foram entrevistados dez professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino do interior paulista, utilizando como técnica de coleta a entrevista semiestruturada. Podemos inferir que os professores tem buscado desconstruir a orientação assentada no esporte de rendimento dentro da escola, nas aulas de Educação Física. Além disso, foi possível identificar que tem havido mudanças nos cursos de formação de professores, já que existe essa preocupação em relação ao esporte na escola. As finalidades das aulas, relacionadas com o ensino do esporte propriamente dito, caminharam na direção de uma preocupação com os valores que o esporte pode proporcionar aos estudantes

Descrição

Palavras-chave

Esportes, Educação fisica, Escolas, Professores - Formação, Sports

Como citar

DIAS, Pedro Paulo Restaino. Perspectivas de professores com relação ao ensino do conteúdo esportes nas aulas de Educação Física. 2019. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.