Proposta didática ao estudo de ângulos em uma circunferência
Alternative title
Didactic proposal for the study of angles in a circumferenceAuthor
Date
2021-02-25Type
Graduate program
Matemática em Rede Nacional - IBILCEView/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Tendo em vista as dificuldades apresentadas por alunos do terceiro ano do Ensino Médio no estudo de ângulos em uma circunferência e baseado na aplicação de uma atividade que abordou vários tópicos desse conteúdo em diferentes exercícios, verificamos a necessidade de se investigar as contribuições de outras estratégias de ensino para garantir a efetiva aprendizagem de tal conteúdo. A finalidade desse trabalho é de propor uma sequência didática, aplicando um roteiro de atividades voltado para o ensino de ângulos em uma circunferência utilizando ferramentas que proporcionem um aprendizado mais promissor para o aluno. Foram utilizados o Geoplano Circular para as construções dos conceitos e o GeoGebra para a visualização em algumas situações-problema. O roteiro de atividades foi elaborado constituindo uma série de exercícios que possibilita ao aluno a experimentação no Geoplano Circular e posteriormente sua representação no papel, viabilizando a construção e consolidação de algumas propriedades, o que proporcionou um estudo construtivo, diferente e eficaz sobre o conteúdo. Além de serem inseridas situações-problema para aproximar a Matemática ao cotidiano dos alunos, utilizamos nestes momentos o software GeoGebra para visualizações. Ao final da proposta, foi aplicado uma nova atividade avaliativa, que englobou os mesmos conteúdos abordados no roteiro de atividades, para a efetiva comprovação de que essa proposta sugerida contribua de forma eficaz para o ensino e aprendizagem.
In view of the difficulties presented by students of the third year of high school in the study of angles in a circumference and based on the application of an activity that addressed various topics of this content in different exercises, we verified the need to investigate the contributions of other teaching strategies to ensure the effective learning of such content. The purpose of this work is to propose a didactic sequence, applying a scrit of activities aimed at teaching angles in the circumference using tools that provide a more promising learning for the student. Circular Geoplanes were used to construct the concepts and GeoGebra for visualization in some problem situations. The activities script was elaborated constituing a series of exercises that allows the student to experiment in the circular Geoplane and later its representation on paper, enabling the construction and consolidation of some properties, which provided a constructive, diferente and effective study on the content. In addition to inserting problem situations to bring mathematics closer to the students’ daily lives, we used the GeoGebra software for visualization. At the end of the proposal, a new evaluative activity was applied, which encompassed the same contents covered in the activities script, for the effective proof that this suggested proposal contributes effectively to teaching and learning
How to cite this document
Keywords
Language
Grant number

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Avaliação do ângulo nasolabial, em radiografias cefalométricas laterais, dividido em ângulo superior e inferior, por uma linha paralela ao plano de frankfort, em índividuos portadores de má-oclusão classe II e classe III de angle
Salgado, José Antonio Pereira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002) [Tese de doutorado]
This study consisted of the analysis nasolabial angle and its division in superior and inferior angle, by a parallel line to the Frankfort Plane, pass on the point Subnasal. 120 cephalometric x-rays lateral norm were used, ... -
Ângulo foliar e lâmina de irrigação afetam a qualidade das mudas florestais
Silva, Richardson Barbosa Gomes da(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017) [Tese de doutorado]
Em muitos viveiros, a experiência pessoal dos viveiristas é o principal método utilizado para determinar quando e quanto tempo irrigar. Os viveiros produzem diversas espécies simultaneamente numa mesma área. Entre as ... -
Assistência de ar em barra, ângulo e volume de pulverização no controle de doenças e na produtividade da cultura do trigo
Christovam, Rafael de Souza(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011) [Tese de doutorado]
Com o intuito de melhorar a eficiência de controle de Blumeria graminis Tritici e Puccinia Tritici na cultura do trigo, o presente trabalho objetivou avaliar diferentes técnicas de pulverização sobre os depósitos, controle ...