Congresso e política externa: os casos do MERCOSUL e do NAFTA

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Data

2021-03-16

Autores

Mattos, Angelo Raphael [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Constitucionalmente, o Congresso dos Estados Unidos tem competências amplas em política externa, o que resulta em um jogo político complexo quando da negociação e eventual aprovação dos tratados internacionais. No caso brasileiro, o Legislativo também possui papel fundamental na ratificação dos acordos negociados pelo Executivo. Nesse cenário, a atuação dos partidos em política externa, nos países presidencialistas, tem se intensificado como forma de responder, com maior efetividade, a demandas de grupos domésticos que se relacionam com o internacional e que configuram suas bases de apoio internamente. A partir desse contexto, e do arranjo institucional de Brasil e Estados Unidos no campo das relações exteriores, esta tese objetivou identificar e discutir comparativamente as motivações e os incentivos para a aprovação, por parte dos Congressos brasileiro e norte-americano, do Tratado de Assunção constitutivo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) em 1991, e do North American Free Trade Agreement (NAFTA) em 1993, respectivamente, identificando e discutindo facilidades e dificuldades na aprovação desses dois acordos. Para tanto, a pesquisa apoiou-se metodologicamente no quadro analítico do neoinstitucionalismo, o qual possibilita entender motivações que ajudam a explicar o comportamento legislativo e a distribuição espacial de poder a partir do arranjo institucional em que o jogo político acontece. Além da bibliografia referente, a pesquisa qualitativa também fez uma análise documental comparando dados das votações legislativas dos dois países, das discussões em torno da implementação dos dois blocos regionais, das plataformas partidárias, e da interação entre Executivo e Legislativo nesses processos. O estudo evidenciou que a ampla convergência legislativa em torno da ratificação do MERCOSUL e a maior dificuldade em se aprovar o NAFTA foram resultado tanto de fatores conjunturais e estruturais inerentes a cada institucionalidade, como também de elementos oriundos da própria dinâmica do jogo político interno.
Constitutionally, the United States Congress has broad competences in foreign policy, which results in a complex political game in the negotiation and eventually approval of international treaties. In the Brazilian case, the Legislative also plays a fundamental role in ratifying the agreements negotiated by the Executive. In this scenario, the role of the parties in foreign policy in the presidential countries has been intensified as a way of responding, with greater effectiveness, to the demands of domestic groups that relate to the international and configure their bases of support internally. Based on this context and the institutional arrangement of Brazil and the United States in the field of foreign relations, this thesis aimed to identify and comparatively discuss the motivations and incentives for the approval, by the Brazilian and North American Congresses, of the constitutive Treaty of Asunción that creates Southern Common Market (MERCOSUR) in 1991, and the North American Free Trade Agreement (NAFTA) in 1993, respectively, identifying and discussing facilities and difficulties in the approval of these two agreements. To this end, the research was methodologically based on the analytical framework of neoinstitutionalism, which makes it possible to understand motivations that help to explain legislative behavior and the spatial distribution of power from the institutional arrangement in which the political game takes place. In addition to the referring bibliography, the qualitative research also performed a documentary analysis comparing data from the legislative votes of the two countries, from the discussions around the implementation of the two regional blocs, from the party platforms, and from the interaction between the Executive and the Legislative in these processes. The study showed that the broad legislative convergence around the ratification of MERCOSUR and the greater difficulty in approving NAFTA were the result both of conjunctural and structural factors inherent to each institutional framework, and also of elements that arose from the dynamics of the internal political game.
Constitucionalmente, el Congreso de los Estados Unidos tiene amplias competencias en política exterior, lo que resulta en un juego político complejo a la hora de negociar y, eventualmente, aprobar tratados internacionales. En el caso brasileño, el Legislativo también tiene un papel fundamental en la ratificación de los acuerdos negociados por el Ejecutivo. En este escenario, el desempeño de los partidos en política exterior, en los países presidenciales, se ha intensificado como una forma de responder, con mayor efectividad, a las demandas de grupos domésticos que se relacionan con el internacional y que configuran sus bases de apoyo internamente. A partir de este contexto y del arreglo institucional de Brasil y Estados Unidos en el campo de las relaciones exteriores, esta tesis tuvo como objetivo identificar y discutir comparativamente las motivaciones e incentivos para la aprobación, por parte de los Congresos brasileño y norteamericano, del Tratado de Asunción, constitutivo del Mercado Común del Sur (MERCOSUR) en 1991, y el Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN) en 1993, respectivamente, identificando y discutiendo las facilidades y las dificultades en la aprobación de estos dos acuerdos. Para ello, la investigación se basó metodológicamente en el marco analítico del neoinstitucionalismo, que permite comprender las motivaciones que ayudan a explicar el comportamiento legislativo y la distribución espacial del poder a partir del ordenamiento institucional en el que se desarrolla el juego político. Además de la bibliografía de referencia, la investigación cualitativa también realizó un análisis documental comparando datos de las votaciones legislativas de los dos países, de las discusiones sobre la implementación de los dos bloques regionales, de las plataformas partidistas y de la interacción entre el Ejecutivo y el Legislativo en estos procesos. El estudio mostró que la amplia convergencia legislativa en torno a la ratificación del MERCOSUR y la mayor dificultad para aprobar el TLCAN fueron resultado de factores coyunturales y estructurales inherentes a cada marco institucional, así como elementos de la dinámica del juego político interno.

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Palavras-chave

Congresso, Política externa, Democracia, Brasil, Estados Unidos, MERCOSUL, NAFTA, Congress, Foreign policy, Democracy, Brazil, United States, MERCOSUR, Congreso, TLCAN

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