Relação pensamento-linguagem e distorções conceituais no uso de termos informacionais na Biologia Molecular e Genética

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-04-01

Autores

Ganiko-Dutra, Matheus

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os conceitos informacionais estão presentes em diversas áreas da Biologia, como, por exemplo, na comunicação celular, no comportamento animal, na Neurociência e na Genética. A revisão de literatura indica ausência de consenso a respeito da definição do conceito de informação genética. Tendo em vista a importância da precisão conceitual para o Ensino, este trabalho teve como objetivo investigar os usos dos conceitos informacionais na Biologia Molecular e Genética. Para isso, realizamos análise de conteúdo de 28 artigos, publicados no periódico Biology and Philosophy, que discutiam esse conceito no período entre 2000 e 2020. A análise permitiu a identificação de quatro significados distintos para o termo “informação genética”, que denominamos i) informação organizacional-molecular, ii) informação genética propriamente dita, iii) informação ambiental e iv) informação científica. Na síntese, concluímos que o termo é polissêmico e, em alguns casos, metafórico, podendo causar distorções conceituais. As distorções pelo uso metafórico estão relacionadas com a ausência de representação ao nível molecular, a ausência de emissor e receptor da mensagem, a atribuição de teleologia e a causação linear. Concluímos que a linguagem possibilita o avanço científico, entretanto, é limitada e pode causar distorções conceituais. Não se trata de eliminar ou substituir os conceitos informacionais, uma vez que eles estruturam a compreensão dos fenômenos moleculares, mas sim de estabelecer critérios para um uso científico e didático preciso dessa linguagem.
The informational concepts are present in multiple areas in Biology, such as cellular communication, animal behavior, Neuroscience and Genetics. The literature review indicates absence of consensus about the concept of genetic information. In view of the importance of the conceptual precision for Teaching, this work aimed investigating the uses of the informational concepts in Genetics. In order to this, we performed a content analysis of 28 articles published in the Biology of Philosophy journal that discussed this concept in the period between 2000 and 2020. The analysis allowed the identification of four distinct means for the term “genetic information”, that we denominated i) organizational-molecular information, ii) genetic information itself; iii) environmental information and iv) scientific information. At the synthesis, we concluded the term is a polysemy and, in some cases, a metaphor, being able to cause conceptual distortions. The distortions caused by the metaphoric use are related with the absence of representation at the molecular level, the absence of a sender and a receiver of the message, the attribution of teleology and the linear causation. We concluded that language allows the scientific progress, however, it is limited and can cause conceptual distortion. This is not about eliminating or substituting the informational concepts, once they structure our comprehension of molecular phenomena, but about stablishing criteria for a didactic and scientific accurate use of this language.

Descrição

Palavras-chave

Genetic information, Metaphor, Polysemy, Epistemology of Biology, Teaching of Biology, Informação genética, Metáfora, Polissemia, Epistemologia da Biologia, Ensino de Biologia

Como citar