Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Data

2021-02-22

Autores

Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa de mestrado teve como objetivo a investigação de como um ROA (repositório de objeto de aprendizagem) pode auxiliar nas práticas docentes no laboratório de informática da unidade escolar. Para tanto, levantamos o grau de conhecimentos que os professores possuem sobre o tema, a dinâmica de trabalho utilizada por eles no laboratório de informática, como ocorre o processo de planejamento adotado pelo professor, as demandas e expectativas dos docentes em relação a esse recurso, quais as suas principais dificuldades na execução das atividades e como o ROA pode ser elaborado de forma a minimizar essas dificuldades. Buscamos também levantar dados que evidenciem como a organização dos repositórios de objetos de aprendizagem e a estrutura dos OAs (objetos de aprendizagem), podem contribuir nos processos de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades matemáticas, atinentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos a metodologia da pesquisa – ação que nos permitiu por meio dos instrumentos de entrevista, das intervenções e das observações, verificarmos a oferta das formações iniciais e continuadas para os professores com vistas ao uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e de forma colaborativa com o grupo de professores colaboradores, organizamos um repositório de objetos de aprendizagem que foi utilizado durante o desenvolvimento da presente pesquisa. A organização desse repositório, permitiu que evidenciássemos as possíveis contribuições dos objetos de aprendizagem para o processo de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades de matemática, em relação a sua estrutura, a ludicidade, a interatividade, o conteúdo e a progressão das atividades presentes nestes recursos em conjunto com o planejamento do professor para o uso dos objetos durante as aulas ministradas no laboratório de informática.
This master's research aimed to investigate how an ROA (repository of learning object) can assist in teaching practices in the computer lab. For that, we raised the degree of knowledge that teachers have on the subject, the work dynamics used by them in the computer lab, how the planning process adopted by the teacher occurs, the demands and expectations of the teachers in relation to this resource, which its main difficulties in the execution of activities and how the ROAs can be developed in order to minimize these difficulties. We also seek to gather data that show how the organization of repositories of learning objects and the structure of OAs (learning objects), can contribute to the processes of literacy and literacy and the development of mathematical skills, related to the early years of elementary school. To do so, we selected the research-action methodology that allowed us, through the instruments of interview, interventions and observations, to verify the offer of initial and continuing training for teachers with a view to the pedagogical use of ICTs (information and communication technologies) and in a collaborative way with the group of collaborating teachers, we organized a repository of learning objects that was used during the development of this research. The organization of this repository allowed us to highlight the possible contributions of learning objects to the process of literacy and literacy and the development of mathematical skills, in relation to their structure, playfulness, interactivity, content and progression of the present activities. these resources in conjunction with the teacher's planning for the use of objects during the classes taught in the computer lab.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Políticas Públicas, Ensino fundamental, Objetos de Aprendizagem, Learning Objects, Information and Communication Technologies, Literacy and literacy, Learning Objects Repository, Public policy

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