O processo de avaliação de documentos: um estudo em arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior

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Data

2021-03-15

Autores

Akaichi, Tatianne [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo central analisar o processo de avaliação de documentos nos arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior. Para tanto, o problema deste estudo norteia-se pela seguinte questão: Nas Instituições Federais de Ensino Superior realiza-se o processo de avaliação de documentos, efetivamente, conforme a Arquivística Integrada e as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos? Tal questionamento se estrutura por meio da hipótese de que as instituições analisadas não avaliam os conjuntos documentais produzidos e recebidos em seu âmbito de atuação no momento da produção documental. Assim, esta pesquisa é, sobretudo, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, sendo que, inicialmente, foi realizado e desenvolvido um levantamento bibliográfico e documental voltado ao tema investigado. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário. Participaram do estudo 25 presidentes das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de entidades acadêmicas. Entre os principais resultados da pesquisa, pode-se destacar que, na maioria das instituições universitárias, o processo de avaliação não é praticado e promovido na criação de documentos, ou seja, o tratamento da documentação não é priorizado na fase corrente. No tocante à aplicação da tabela de temporalidade de documentos oriundas das áreas-fim, verificou-se que a grande parte das referidas instituições adotam esse instrumento de gestão. Portanto, conclui-se que os órgãos averiguados têm compreensão da relevância do processo de avaliação, no qual, se o trabalho arquivístico for desempenhado e consolidado no estágio corrente, bem como pautado na tabela de temporalidade facilita, é favorecida e melhorada a qualidade da gestão de documentos, no entanto, para que isso ocorra, são necessárias as seguintes ações: aumento de número de pessoal para executar essa atividade; investimentos em estrutura física e digital; capacitação de servidores; maior envolvimento dos produtores de documentos. Dessa maneira, espera-se que esta pesquisa acrescente, contribua e colabore para a ampliação da reflexão, de debates, de discussões, da produção científica e de conhecimentos a respeito da temática aqui proposta, haja vista sua significância e sua pertinência para as áreas da Arquivologia e da Ciência da Informação.
The main objective of this research is to analyze the appraisal process in the archives of the Federal Higher Education Institutions. Therefore, the problem of this study is guided by the following question: In the Federal Higher Education Institutions is the appraisal process carried out, effectively, according to the Integrated Archiving and the recommendations of the National Archives Council? Such questioning is structured through the hypothesis that the analyzed institutions do not evaluate the documentary sets produced and received in their scope of action at the time of document production. Thus, this research is, above all, of a qualitative nature and of a descriptive type, and, initially, a bibliographic and documentary survey was conducted and developed focused on the investigated theme. The instrument used for data collection was the questionnaire. The study was attended by 25 presidents of the Permanent Document Evaluation Commissions of academic entities. Among the main results of the research, it can be highlighted that, in most university institutions, the evaluation process is not practiced and promoted in the creation of documents, that is, the treatment of documentation is not prioritized in the current phase. With regard to the application of the disposal schedule of documents from the core areas, it was found that most of the aforementioned institutions adopt this management tool. Therefore, it is concluded that the investigated bodies have an understanding of the relevance of the evaluation process, in which, if the archival work is performed and consolidated at the current stage, as well as based on the disposal schedule, the quality of records management is favored and improved, however, for this to occur, the following actions are necessary: increase in the number of personnel to perform this activity; investments in physical and digital structure; training of servers; greater involvement of document producers. Thus, it is expected that this research adds, contributes and collaborates for the expansion of reflection, debates, discussions, scientific production and knowledge regarding the theme proposed here, given its significance and relevance to the areas of Archivology and Information Science.

Descrição

Palavras-chave

Gestão de documentos, Avaliação de documentos, Tabela de temporalidade de documentos, Arquivística Integrada, Universidade, Records management, Appraisal, Disposal schedule, Integrated archival science, University

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