Avaliação da satisfação dos utentes nos serviços de saúde da clínica da Marinha de Guerra angolana em Luanda

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Data

2021-04-09

Autores

Caneca, Aires Muecália Julião

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A satisfação nos serviços de saúde é um tema relevante e envolve desde as condições básicas de estrutura e infraestrutura, relações entre profissionais e utentes, o que demonstra a importância de pensar a qualidade na prestação dos serviços. No mundo atual, os utentes reconhecem seus direitos e tem a noção de satisfação sobre os serviços oferecidos, mas no sistema capitalista a saúde é influenciada pelos determinantes sociais, sendo um grande desafio para a população empobrecida, cuja aplicabilidade da política de saúde não favorece satisfatoriamente suas necessidades. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a política de saúde como um direito e a satisfação dos utentes nos serviços de saúde da Clínica da Marinha de Guerra Angolana em Luanda. E como objetivos específicos: descrever o trabalho desenvolvido na Clínica da Marinha; identificar os fatores que influenciam a satisfação ou a insatisfação dos utentes; avaliar o nível de satisfação ou insatisfação dos utentes com os serviços prestados e refletir a contribuição do Serviço Social para a satisfação e a qualidade na saúde.Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada através de estudo bibliográfico, documental e coleta de dados em campo, tendo usado como instrumento o questionário, com perguntas abertas e fechadas. No universo da Clínica da Marinha de Guerra Angolana em Luanda, fez-se recurso a amostra não probabilística por acessibilidade tendo como participantes 70 utentes, sendo 40 militares e 30 civis, doentes crônicos. Para a interpretação e análise da realidade adota a perspectiva marxista, ou seja, o materialismo histórico dialético que fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade estudada. Em relação aos resultados, os dados mostram que a avaliação apresenta padrões negativos de satisfação, isto é, insatisfação; foi possível identificar que a insatisfação dos utentes nos serviços de saúde da Clínica é afetada, direta e indiretamente, pelos aspectos: condições infraestruturais, serviços de limpeza, tempo de espera, qualidade dos serviços prestados nos diferentes setores, bem como, pelo número de profissionais especialistas para atender a demanda. Considera-se que a saúde como um direito universal deve atender as expectativas e necessidades da população angolana, sendo essa uma preocupação de todos os envolvidos, gestores e profissionais. O Serviço Social da Clínica da Marinha está comprometido com a satisfação dos utentes e contribui através da pesquisa científica para compreender essa realidade em sua totalidade e melhorar a qualidade do atendimento na saúde.
Satisfaction in health services is a relevant topic and involves, from the basic conditions of structure and infrastructure, relationships between professionals and users, which demonstratesthe importance of thinking about quality in the provision of services. In the current world, usersrecognize their rights and have the notion of satisfaction with the services offered, but in the capitalist system health is influenced by social determinants, being a great challenge for the impoverished population, whose applicability of health policy does not favor satisfactorily yourneeds. The general objective of the research is to analyze health policy as a right and the satisfaction of users in the health services of the Clínica da Marinha Angolana Guerra in Luanda. And as specific objectives: describe the work developed at Clínica da Marinha; identifythe factors that influence users' satisfaction or dissatisfaction; assess the level of satisfaction ordissatisfaction of users with the services provided and reflect the contribution of Social Servicesto satisfaction and quality in health. It is a research with a quantitative and qualitative approach, carried out through bibliographic, documentary study and data collection in the field, using the questionnaire as an instrument, with open and closed questions. In the universe of the Angolan Navy Navy Clinic in Luanda, the non-probabilistic sample for accessibility had as participants70 users, 40 of whom were military and 30 civilians, chronically ill. For the interpretation and analysis of reality it adopts the Marxist perspective, that is, the dialectical historical materialism that provides the basis for a dynamic and totalizing interpretation of the studied reality. Regarding the results, the data shows that the evaluation presents negative standards of satisfaction, that is, dissatisfaction; it was possible to identify that the users' dissatisfaction with the clinic's health services is directly and indirectly affected by the following aspects: infrastructure conditions, cleaning services, waiting time, quality of services provided indifferent sectors, as well as the number specialist professionals to meet the demand. It is considered that health as a universal right must meet the expectations and needs of the Angolanpopulation, which is a concern for all those involved, managers and professionals. The Social Service of Clínica da Marinha is committed to user satisfaction and contributes through scientific research to fully understand this reality and improve the quality of health care

Descrição

Palavras-chave

Política de saúde, Satisfação, Utente, Serviço Social, Health policy, Satisfaction, User, Social Services

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