Orientação profissional e fortalecimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e dependência de substâncias psicoativas

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Data

2021-04-28

Autores

Souza, Laís Rodrigues

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa dissertação foi dividida em dois artigos (estudo A e estudo B) e discute papel da Orientação Profissional (OP) na inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade e dependência de substâncias psicoativas (DSPA). No estudo A, foi realizada uma revisão sistemática de literatura acerca de intervenções de OP com populações em vulnerabilidade e/ou dependência de substâncias psicoativas, pesquisando-se artigos publicados entre os anos de 2010 e 2020 nas bases de dados PubMed, Cochrane e no Portal de Periódicos da Capes. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 4 artigos para análise. Foram obtidos como principais resultados a constatação de que considerar a história de vida e habilidades das pessoas em vulnerabilidade por meio de processos que discutam projeto de vida e escolhas é fundamental para redução de fatores de vulnerabilidade, ampliação de possibilidades de vida e promoção de saúde psíquica. Constata-se também que poucos estudos se direcionam ao trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade e que esta é uma área de estudos a ser mais bem explorada no campo da OP. O segundo estudo, por sua vez, apresenta e discute o processo e os resultados de uma pesquisa-ação, que consistiu na aplicação e avaliação de um processo de OP grupal com mulheres internadas em tratamento para DSPA. Para avaliação desse processo de 10 encontros grupais e para caracterização da amostra, foram aplicados um questionário sociodemográfico, o instrumento WHOQOL Abreviado – Versão em Português e questionários semiestruturados com perguntas acerca dos conhecimentos das participantes sobre OP e sobre si mesmas. Estes últimos foram aplicados no início, metade e final do processo, afim de que observassem mudanças nas respostas dadas. O questionário sociodemográfico nos permitiu caracterizar a amostra como predominantemente de mulheres pretas e pardas, de baixa renda ou sem renda familiar, com uma média de idade de 38,13 anos. Os escores do WHOQOL indicaram melhora em alguns aspectos da qualidade de vida das participantes na segunda aplicação, o que pôde ser visto como resultado de mudanças geradas pela OP em suas vidas cotidianas. Observou-se que, durante a intervenção, houve um aprendizado gradual e cumulativo sobre a OP e o que ela pode proporcionar, além da ampliação de autoconhecimento, o que incluiu o reconhecimento de habilidades, gostos e critérios de escolha. Em ambos os estudos são indicadas tendências e perspectivas, apresentando possibilidades de ação em OP.
This thesis was divided into two articles (study A and study B) and discusses the role of Professional Orientation (PO) in social inclusion of people in vulnerability situation and drug addiction (DA). In study A, a systematic literature review about PO interventions with populations in vulnerability and/or drug addiction was made, researching articles published between 2010 and 2020 in the electronic databases PubMed, Cochrane and Capes Journals Webpage. According to the inclusion and exclusion criteria, 4 articles were selected for analysis. The main results that were obtained showed that considering the life history and skills of people in vulnerability through processes that discuss life projects and choices is fundamental for reducing vulnerability factors, expanding life possibilities and promoting mental health. It is also noted that few studies are aimed at working with people in situations of vulnerability and that this is an area of study to be better explored in the field of PO. The second study, on it’s turn, presents and discusses the process and the results of an action-research, which consisted of the application and evaluation of a PO group process with women admitted to drug addiction treatment. For the evaluation of this process of 10 group meetings and to characterize the sample, a socio-demographic questionnaire, the WHOQOL Bref – Portuguese Version and semi-structured questionnaires with questions about the participants' knowledge about OP and about themselves were applied. These last were applied at the beginning, half and end of the process, in order to observe changes in the answers given. The sociodemographic questionnaire allowed us to characterize the sample as predominantly black and brown women, of low income or without family income, with average age of 38,13 years old. The WHOQOL scores indicated improvement in some aspects of the quality of life of the participants in the second application, which could be seen as a result of changes generated by the OP in their daily lives. It was observed that there was a gradual and cumulative learning about OP and what it can provide, in addition to the expansion of self-knowledge, which includes recognition of skills, tastes and criteria of choice. In both studies, trends and perspectives are indicated, presenting possibilities for action in PO.

Descrição

Palavras-chave

Orientação profissional, Vulnerabilidade em saúde, Drogas, Health vulnerability, Drugs, Professional orientation

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