Inspeção de código-fonte como subsídio para o processo de ensino e aprendizagem de qualidade de software

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Data

2021-06-22

Autores

Gomes, Pedro Henrique de Andrade

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Um trecho de código em desacordo com boas práticas de programação pode não acarretar em problemas em um primeiro momento, mas a falta de clareza ocasionada por códigos mal escritos e/ou muito complexos, compromete o entendimento do mesmo. Essa dificuldade na compreensão do código torna custosas as atividades relacionadas. O código bem escrito é frequentemente associado à experiência do programador, razão pela qual as empresas têm procurado profissionais cada vez mais qualificados. Pesquisas apontam que o egresso não se sente preparado para o ingresso no mercado de trabalho, enfrentando dificuldade na hora de concorrer pelas melhores oportunidades de trabalho. Essa dificuldade evidencia uma lacuna entre a indústria e a academia. Essa lacuna é identificada por diversos pesquisadores, que propõem melhorias para o processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização, em ambiente acadêmico, de conceitos e ferramentas utilizados pela indústria de software. Ao analisar a condução do ensino de programação nas instituições de ensino, fica evidente um distanciamento entre o ensino de programação e o ensino de qualidade de código. Nesse cenário, este projeto tem como objetivo propor melhorias no processo de ensino–aprendizagem de programação e de qualidade, propondo uma abordagem que utilize a qualidade de software como subsídio para o ensino de programação, provendo ao professor diretrizes para o ensino de programação com foco em qualidade interna de código-fonte.
A code snippet that disagrees with coding best practices may not cause problems at first, but the lack of clarity mainly caused by poorly written and/or very complex code, compromises the understanding of it. This difficulty in understanding code makes related activities costly. Well-written code is often related to the programmer’s experience, which is why companies are looking for increasingly skilled professionals. Research indicates that graduates do not feel prepared for entry into the labor market, facing difficulty in competing for the best job opportunities. This difficulty highlights a gap between industry and academia. This gap is identified by several researchers, who propose improvements to the teaching-learning process, based on the use, in an academic environment, of concepts and tools used by the software industry. By analyzing the conduct of programming teaching in educational institutions, a gap is evident between programming teaching and code quality teaching. In this scenario, this project aims to propose improvements in the teaching–learning process of programming and quality, proposing an approach that uses software quality as a subsidy for programming teaching, providing the teacher with guidelines for programming teaching, focused on the source code internal quality.

Descrição

Palavras-chave

Engenharia de software, Qualidade de código, Ensino da qualidade, Software engineering, Code quality, Teaching of quality

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