A prática de ensino de ciências e química na educação escolar indígena: um mapeamento das publicações em banco de dados da CAPES

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-05

Autores

Ferreira, Karen Chibana

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Buscando estabelecer a interlocução entre a Educação Escolar Indígena e o ensino de Ciências e Química, este Trabalho de Conclusão de Curso é o resultado de uma pesquisa bibliográfica em banco de dados, Portal de Periódicos da CAPES, com o objetivo de mapear publicações nacionais, dissertações e teses, sobre o tema em questão. Nos trabalhos encontrados, em particular em cinco deles, foram analisadas as práticas de ensino envolvendo Ciências e Química na Educação Escolar Indígena, e a relação destes conteúdos com os documentos oficiais nacionais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, bem como a BNCC referente a esses dois níveis de ensino. Embora esses documentos não contemplem especificamente o ensino de Ciências e Química para a Educação Escolar Indígena, os trabalhos encontrados nos informam como pode se dar esse ensino, principalmente a partir da articulação entre os saberes e tradições de diferentes grupos indígenas e os conhecimentos científicos não-indígenas.
Trying to establish the interlocution between Indigenous School Education and the teaching of Science and Chemistry, this monography is the result of a bibliographic search in a database, CAPES Journal Portal, with the objective of mapping national publications, dissertations and theses on the topic in question. In the works found, particular in five of them, the teaching practices involving Sciences and Chemistry in Indigenous School Education were analyzed, and the relationship of these contents with the national official documents, such as the National Curriculum Guidelines for Indigenous School Education, the National Guidelines for Elementary School II and High School, as well as BNCC referring to these two levels of education. Although these documents do not specifically address the teaching of Science and Chemistry for Indigenous School Education, the works inform us how this teaching can take place, mainly from the articulation between the knowledge and traditions of different indigenous groups and the non-scientific knowledge indigenous peoples.

Descrição

Palavras-chave

Prática de ensino, Química, Ciências, Chemistry, Sciences, CAPES database, Educação escolar indígena, Banco de dados da CAPES, Indigenous school education, Teaching practices

Como citar