Educação católica feminina em São João da Boa Vista, São Paulo (1894- 1970)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-19

Autores

Pellegrini, João Guilherme de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese propõe-se a efetuar uma reconstituição trajetória da educação católica feminina em São João da Boa Vista, interior de São Paulo entre os anos de 1894 e 1970, recorte que parte da criação da primeira Associação Católica do município até o fechamento do Colégio Santo André, colégio católico feminino de grande destaque na formação das jovens católicas da cidade. As instituições mencionadas eram responsáveis desde a alfabetização até a catequese das moças de São João da Boa Vista e foram voltadas para a formação de mulheres influentes na sociedade sanjoanense, inclusive nos dias de hoje. O trabalho que se pretende realizar irá empenhar-se na análise de fontes primárias, tais como: cadernos de catecismo, atas de reunião, cadernetas de chamada e cadernos de registro financeiro, disponíveis no Museu de Arte Sacra da Diocese de São João da Boa Vista e na Casa das Irmãs Andrelinas, um abrigo para as ex-professoras e funcionárias do Colégio Santo André de São João da Boa Vista. Serão levadas em conta, ainda, entrevistas realizadas com ex-integrantes do Colégio Santo André e de extintas associações da cidade com o apoio de uma bibliografia que dê suporte a esse tipo de estudo de gênero.
This thesis proposes to make a trajectory reconstruction of the female Catholic education in São João da Boa Vista, state of São Paulo, between the years of 1894 and 1970, a time period which starts from the creation of the first Catholic association in The city, until the closure of Colegio Santo André, a Catholic female school of great prominence in the formation of the Catholic girls of the city. These institutions were responsible for many aspects, from literacy, to the catechesis of the young ladies in São João da Boa Vista, and were directed to the formation of prominent women in this society, even today. The work that will be carried out will focus on the analysis of primary sources, such as: catechism notebooks, meeting minutes, attendace registers and financial books, available at the Museum of Sacred Art of the Diocese of São João da Boa Vista and the House of the Andrelinas Sisters (a shelter for the former teachers of the Colégio Santo André of São João da Boa Vista). We will also take into account interviews with former members of the Colégio Santo André and of extinct associations in the city, with the support of a bibliography to back up this type of gender study.

Descrição

Palavras-chave

História da educação, Educação feminina, Colégio Santo André, Associações Católicas, Educação católica

Como citar