Vibrações possíveis: Arte/Educação e Saúde Mental na Contemporaneidade.
Carregando...
Data
2014
Autores
Aversa, Paula Carpinetti [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Resumo
This article aims to develop the idea that Art /Education field of artistic universe that is dedicated to the historical, philosophical and methodological school of the arts, can be an important resource for articulating art and Mental Health in contemporary, while offering rich and substantial contact with the arts, promotes the aesthetic experience and the conditions of social link; aligning thus proposed to the Brazilian Psychiatric Reform.
O artigo pretende desenvolver a ideia que a Arte/Educação, campo do universo artístico que se dedica aos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos do ensino das artes, pode ser um recurso importante para articular arte e Saúde Mental na contemporaneidade, ao oferecer o contato rico e substancioso com as artes, favorece a experiência estética e as condições de enlace social; alinhando-se, desta forma, às propostas da Reforma Psiquiátrica brasileira.
O artigo pretende desenvolver a ideia que a Arte/Educação, campo do universo artístico que se dedica aos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos do ensino das artes, pode ser um recurso importante para articular arte e Saúde Mental na contemporaneidade, ao oferecer o contato rico e substancioso com as artes, favorece a experiência estética e as condições de enlace social; alinhando-se, desta forma, às propostas da Reforma Psiquiátrica brasileira.
Descrição
Palavras-chave
visual arts, teaching and learning of art, madness, mental health, psychiatric reform, artes visuais, ensino e aprendizagem da arte, loucura, saúde mental, reforma psiquiátrica
Como citar
ARS (São Paulo). Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, v. 12, n. 23, p. 148-159, 2014.