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dc.contributor.authorSilva, Luciano Fernandes [UNESP]
dc.contributor.authorCavalari, Mariana Feiteiro
dc.contributor.authorMuenchen, Cristiane
dc.date.accessioned2021-07-14T10:34:59Z
dc.date.available2021-07-14T10:34:59Z
dc.date.issued2015
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170201
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 17, n. 2, p. 283-307, 2015.
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212126
dc.description.abstractThis paper investigates the understanding of environment thematic and its articulations with the teaching process present in the articles published on the proceedings of the Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (Physics Teaching Research Summits) from 2000 to 2012. By Content Analysis' analytical procedures, it was discovered that those works take critical stands as far as the relationship between society and nature is taken into account, mainly as this relationship is associated to aspects such as complexity, uncertainty, controversy and critics to the present economic system. Regarding the educative process, some works make a relation between the field of Physics teaching and Environmental Education, whereas others articulate the focus environment-technology-society (STS) with discussions on environmental themes and Physics teaching.en
dc.description.abstractEn este trabajo, fueron investigadas las comprensiones acerca de la temática ambiental y sus articulaciones con el proceso creativo presentes en los artículos publicados en las atas de los Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (Encuentros de Investigación de Enseñanza de la Física), realizados entre los años 2000 y 2012. A partir de procedimientos analíticos del campo del Análisis de Contenido, se percibió que eses trabajos presentan un posicionamiento crítico referente a la relación sociedad-naturaleza, especialmente al asociarlas a aspectos como complexidad, incertidumbres, controversias y críticas al sistema económico vigente. En relación al proceso educativo, algunos trabajos articularon el campo de la Enseñanza de la Física con el de la Educación Ambiental y otros articularon el enfoque CTS/CTSA con discusiones relativas a la temática ambiental y la Enseñanza de la Física.es
dc.description.abstractNeste trabalho foram investigadas as compreensões sobre a temática ambiental e as suas articulações com o processo educativo presentes nos artigos divulgados nas atas dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física, realizados entre os anos de 2000 e 2012. A partir de procedimentos analíticos do campo da Análise de Conteúdo, percebeu-se que esses trabalhos apresentam um posicionamento crítico no que se refere à relação sociedade natureza, sobretudo ao associá-la a aspectos como complexidade, incertezas, controvérsias e críticas ao sistema econômico vigente. Em relação ao processo educativo, alguns trabalhos articularam o campo do Ensino de Física com o da Educação Ambiental e outros articularam o enfoque CTS/CTSA com discussões relativas à temática ambiental e ao Ensino de Física.pt
dc.format.extent283-307
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnvironmental Themesen
dc.subjectEducative Processen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectTemática ambientalpt
dc.subjectProcesso educativopt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.titleCOMPREENSÕES DE PESQUISADORES DA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E AS SUAS ARTICULAÇÕES COM O PROCESSO EDUCATIVOpt
dc.title.alternativeTHE RESEARCHERS’ UNDERSTANDING IN PHYSICS TEACHING ON THE ENVIRONMENTAL THEMES AND ITS ARTICULATIONS WITH THE TEACHING PROCESSen
dc.title.alternativeCOMPRENSIONES DE INVESTIGADORES EN ENSEÑANZA DE FÍSICA ACERCA DE LA TEMÁTICA AMBIENTAL Y SUS ARTICULACIONES CON EL PROCESO EDUCATIVOes
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Santa Maria
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Santa Maria
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172015170201
dc.identifier.scieloS1983-21172015000200283
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1983-21172015000200283.pdf
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