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dc.contributor.authorMetzner, Andreia Cristina
dc.contributor.authorDrigo, Alexandre Janotta [UNESP]
dc.date.accessioned2021-07-14T10:36:45Z
dc.date.available2021-07-14T10:36:45Z
dc.date.issued2020-02-22
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e154
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação, v. 21, p. -, 2020.
dc.identifier.issn2238-0094
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212233
dc.description.abstractThe article aimed to contextualize, historically, the principal Laws and Guidelines that subsidized initial teacher education, with focus in the Physical Education formation. The search was characterized as a documentary research. The sources used were Laws and Guidelines that permeate in Physical Education formation, having as its starting point the 1930s. It is noted that the teacher education courses were present since the first formations in Physical Education in Brazil. However, the specificities of teacher education were not substantially defined until the changes occurred in 2004.en
dc.description.abstractEl artículo tenía como objetivo contextualizar, históricamente, las principales Leyes y Directrices que subsidiaban los cursos de capacitación docente, con el enfoque principal en la capacitación en Educación Física. Este estudio se caracterizó como la investigación documental. Las fuentes utilizadas fueron Leyes y Directrices que impregnan la formación en Educación Física, a partir de la década de 1930. Se observa que los cursos de pregrado estuvieron presentes desde la primera formación en Educación Física en Brasil. Sin embargo, las especificidades de la capacitación docente no se definieron sustancialmente hasta los cambios que ocurrieron en el DCN 2004.es
dc.description.abstractO artigo objetivou contextualizar, historicamente, as principais leis e diretrizes que subsidiaram os cursos de formação de professores, sendo o foco principal a formação em educação física. Este estudo caracterizou-se como pesquisa documental. As fontes utilizadas foram leis e diretrizes que permeiam a formação em educação física, tendo como ponto de partida a década de 1930. Nota-se que os cursos de licenciatura estiveram presentes desde as primeiras formações em educação física existentes no Brasil. No entanto, as especificidades da formação de professores não estavam definidas de maneira substancial até as mudanças ocorridas pelas DCN de 2004.pt
dc.format.extent-
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de História da Educação
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação
dc.sourceSciELO
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectlegislationen
dc.subjectinitial professional educationen
dc.subjectformação de professorpt
dc.subjectlegislaçãopt
dc.subjectformação inicialpt
dc.titleA trajetória histórica das leis e diretrizes curriculares nacionais para a área de formação em Educação Físicapt
dc.title.alternativeThe historic trajectory of laws and nationalcurriculum guidelines for the field of Physical Education formationen
dc.title.alternativeEl camino histórico de las leyes y normas nacionales del currículo para la formación en Educación Físicaes
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionCentro Universitário UNIFAFIBE
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationCentro Universitário UNIFAFIBE
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.identifier.doi10.4025/rbhe.v21.2021.e154
dc.identifier.scieloS2238-00942021000100213
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS2238-00942021000100213.pdf
unesp.author.orcid0000-0002-8403-3824[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8744-1914[2]
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