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dc.contributor.authorFernandes, Bernardo Mançano [UNESP]
dc.contributor.authorTarlau, Rebecca
dc.date.accessioned2021-07-14T10:37:41Z
dc.date.available2021-07-14T10:37:41Z
dc.date.issued2017
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302017180679
dc.identifier.citationEducação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 38, n. 140, p. 545-567, 2017.
dc.identifier.issn0101-7330
dc.identifier.issn1678-4626
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212295
dc.description.abstractNeoliberal reasoning permeates all institutions and disseminates its view of the world by imposing corporate governance on all dimensions of development. Education is one of the spheres mostly affected by the neoliberal logic. The Brazilian peasantry, as highlighted by the Landless Workers Movement (MST), along with teachers and researchers, has built an alternative paradigm for rural education through the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA). In this article, we discuss the confrontation of these two paradigms in dispute within the educational policy field. The contribution of PRONERA, in twenty years of existence, is to ensure that public policies remain relevant for peasant education.en
dc.description.abstractLa raison néolibérale pénètre dans toutes les institutions et dissémine sa vision du monde imposant la gouvernance d’entreprise dans toutes les dimensions du développement. L’éducation est l’une des dimensions les plus touchées par la logique néolibérale. La paysannerie brésilienne en mettant en valeur par le mouvement des travailleurs ruraux sans terre (MST), auprès des enseignants et les chercheurs, a construit le domaine du paradigme de l’éducation au moyen du programme national d’éducation à la réforme agraire (PRONERA). Dans cet article, nous discutons la confrontation de ces deux paradigmes politiques qui font l’objet de conflit dans le terrain de l’éducation. La contribution du PRONERA pendant vingt années d’existence assure cette politique publique comme un élément fondamental à l’éducation paysanne.fr
dc.description.abstractA razão neoliberal penetra todas as instituições e dissemina sua visão de mundo impondo a governança corporativa em todas as dimensões do desenvolvimento. A educação é uma das dimensões mais afetadas pela lógica neoliberal. O campesinato brasileiro, com destaque para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), junto com professores e pesquisadores construíram o paradigma da educação do campo que tem no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) uma de suas principais referências. Neste artigo, analisamos este Programa em escala nacional e discutimos o enfrentamento desses dois paradigmas que disputam as políticas educacionais para o campo. A contribuição do PRONERA, em seus 20 anos de existência, assegura essa política pública como fundamental para a educação camponesa.pt
dc.format.extent545-567
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.relation.ispartofEducação & Sociedade
dc.sourceSciELO
dc.subjectPRONERAen
dc.subjectNeoliberal reasoningen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectParadigmatic debateen
dc.subjectPRONERApt
dc.subjectRazão neoliberalpt
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectDebate paradigmáticopt
dc.titleRAZÕES PARA MUDAR O MUNDO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONTRIBUIÇÃO DO PRONERApt
dc.title.alternativeReasons for changing the world: rural education and the contributions from PRONERAen
dc.title.alternativeRaisons pour changer le monde: l’éducation rurale et les contributions de PRONERAfr
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Stanford
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais
dc.description.affiliationUniversidade Stanford, Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais
dc.identifier.doi10.1590/ES0101-73302017180679
dc.identifier.scieloS0101-73302017000300545
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS0101-73302017000300545.pdf
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