A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12-11

Autores

Ré, Alessandra Del [UNESP]
Hilário, Rosângela Nogarini [UNESP]
Vieira, Alessandra Jacqueline

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.

Descrição

Palavras-chave

Aquisição da Linguagem, Criança, Abordagem dialógico-discursiva, Círculo de Bakhtin

Como citar

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), v. 16, n. 1, p. 12-38, 2020.