ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NOVA: MAPEAMENTO E REFLEXÕES

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-11-30

Autores

Xavier, Amanda Rezende Costa
Azevedo, Maria Antonia Ramos De [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

This paper introduces the University Pedagogical Advisory by mapping it at the Universidade Nova context, that is, identifying the institutional agents that play role as Advisory Pedagogical in a set of Brazilian federal universities that offer Interdisciplinary Bachelor. The mapping method relies on documental research and documental analysis procedures. Composing a finalized doctoral research in education (XAVIER, 2019), in the field of University Pedagogy, the mapping ranger from 2016 to 2019, which was sufficient to observe changes in the universities researched. Results point towards the increase in initiatives to establish dedicated sectors to teaching formation into the Universities, although there is still a long way until these could be legitimated as University Pedagogical Advisory. Results also showed that despite the effort to establish such services, there are very heterogeneous levels of commitment to this movement. Therefore, it was found into the university set, some in which the consolidation of sectors responsible for pedagogical advice are in advanced level, while in some others there is not even plan to establish such services. Such results emphasize the need to establish the University Pedagogical Advisory services as a University formal goal.
Este artículo tiene como objetivo presentar el mapeo del Asesoramiento Pedagógico Universitario en el contexto de la Universidade Nova, es decir, trata de los sectores institucionales que son responsables de la enseñanza de la formación pedagógica, en las universidades federales brasileñas que formalizaron e implementaron cursos de Bachillerato Interdisciplinaria. Con el mapeo como modelo de investigación metodológica, la investigación documental y el análisis documental se utilizaron como instrumentos de recolección y análisis de datos, respectivamente. Componiendo una investigación doctoral completada en educación (XAVIER, 2019), en el campo de la Pedagogía Universitaria, el mapeo se desarrolló entre los años 2016 y 2019, tiempo necesario para verificar los movimientos de constitución del sector objeto de la investigación, en las instituciones que componían el recorte. Los resultados muestran que existe una tendencia en la conformación de sectores responsables de la formación pedagógica de los profesores, aunque aún queda un camino intenso por recorrer, para legitimar y consolidar dichos sectores, hasta el punto de ser institucionalmente convocados por la Asesoría Pedagógica Universitaria. Por otro lado, los resultados también demuestran que, si bien existe una tendencia en la implementación de dichos sectores, existen diferentes niveles de compromiso con este movimiento. De esta forma, existen instituciones que ya avanzaron en la consolidación de sectores responsables de la enseñanza de la asesoría pedagógica, otras que dirigen esta implementación, pero, en sentido contrario, instituciones que ignoran este proceso y no tienen un sector responsable de esta asesoría, que vuelve a referirse a la cuestión de la necesidad de institucionalizar dichos sectores.
Este artigo tem o escopo de apresentar o mapeamento da Assessoria Pedagógica Universitária no contexto da Universidade Nova, ou seja, trata dos setores institucionais que se responsabilizam pela formação pedagógica docente, nas universidades federais brasileiras que formalizaram e implantaram cursos de Bacharelados Interdisciplinares. Tendo o mapeamento como modelo metodológico de pesquisa, foi utilizada a pesquisa documental e a análise documental como instrumentos de coleta e análise dos dados, respectivamente. Compondo uma pesquisa finalizada de doutoramento em educação (XAVIER, 2019), no campo da Pedagogia Universitária, o mapeamento desenvolveu-se entre os anos de 2016 e 2019, decurso temporal necessário para se verificar os movimentos de constituição do setor objeto da pesquisa, nas instituições que compuseram o recorte. Os resultados apontam que há uma tendência no estabelecimento de setores responsáveis pela formação pedagógica docente, embora ainda haja um percurso intenso a ser percorrido, no sentido de legitimar e consolidar tais setores, ao ponto de serem institucionalmente denominados por Assessoria Pedagógica Universitária. Por outro lado, os resultados demonstram, ainda, que, mesmo havendo uma tendência na implantação de tais setores, há diferentes níveis de compromisso para com este movimento. De tal modo, verificam-se instituições já avançadas na consolidação de setores responsáveis pelo assessoramento pedagógico docente, outras encaminhando esta implantação, mas, na contramão, instituições que ignoram este processo e não têm nenhum setor responsável por este serviço de assessoramento, o que nos remete, novamente, à questão da necessidade de institucionalização de tais setores.

Descrição

Palavras-chave

University pedagogical advisory, university pedagogy, pedagogical professor training, Universidade Nova, Assessoria Pedagógica Universitária, Pedagogia Universitária, Formação Pedagógica Docente, Universidade Nova

Como citar

Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 36, p. -, 2020.