Show simple item record

dc.contributor.authorFernandes, Marco Antonio João
dc.contributor.authorCaluzi, João José [UNESP]
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:21Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:21Z
dc.date.issued2020-10-09
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320200045
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 26, p. -, 2020.
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212997
dc.description.abstractThe present article aims at presenting the conceptions of a science teacher, as well as of a group of 33 students in the 9th grade of Fundamental Education in a public school of São Paulo state, about the interdisciplinarity between Art and Science. In both teaching and research activities, students were required to answer how they see the correlation of Art with other school subjects, more specifically Science. For the collection of data, interviews and semi-structured questionnaires were used, and the material was analyzed according to Bardin's proposal. In the answers provided by the teacher and the students, the need has been detected for interdisciplinary practices to expand and deconstruct mistaken knowledge that they have regarding Art and Science.en
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo apresentar as concepções de um professor de ciências, bem como de um grupo formado por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade entre arte e ciências. Em atividades de ensino e pesquisa, foi solicitado aos alunos que respondessem como percebem a relação da disciplina arte com as outras, mais especificamente com as ciências. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas e questionários semiestruturados, cujo conteúdo foi analisado a partir da proposta de Bardin. Nas respostas do professor e dos alunos, observou-se a necessidade de práticas interdisciplinares para ampliar e desconstruir conhecimentos equivocados que ambos possuem em relação à arte e à ciência.pt
dc.format.extent-
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.sourceSciELO
dc.subjectInterdisciplinarity in educationen
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectInterdisciplinaridade da educaçãopt
dc.subjectEnsino de artept
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectEducação básicapt
dc.titleConcepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básicapt
dc.title.alternativeConceptions about Interdisciplinarity between Art and Science: a study of the report by a teacher and students in Basic Educationen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas Regionais de Avaré
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationFaculdades Integradas Regionais de Avaré
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320200045
dc.identifier.scieloS1516-73132020000100242
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1516-73132020000100242.pdf
unesp.author.orcid0000-0002-9532-1282[1]
unesp.author.orcid0000-0002-6724-7484[2]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record