Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Dayane Dos Santos
dc.contributor.authorCavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
dc.date.accessioned2021-07-14T10:53:28Z
dc.date.available2021-07-14T10:53:28Z
dc.date.issued2018-05-17
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200111
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 20, p. -, 2018.
dc.identifier.issn1415-2150
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213322
dc.description.abstractThis work aimed to understand the process of curricular setting in Biological Sciences courses offered by Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (UFCG). From a research of qualitative nature, of a “Case Study” type, a document analysis of the Pedagogical Project was carried out, as well as the bibliography and programs of the disciplines of three Biological Sciences courses of the UFCG, Paraíba, Brazil. Semi-structured interviews were also conducted with the coordinators of these courses and teachers responsible for the selected disciplines. With the data analysis, it was noticed that these courses have incorporated the environmental theme in their curricula, but are concentrated in optional curricular components. Furthermore, it was found that the course setting is a complex process.en
dc.description.abstractEn este trabajo, se buscó comprender el proceso de ambientación curricular en los cursos de las Ciencias Biológicas, ofrecidos por la Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil (UFCG). A partir de una investigación de naturaleza cualitativa del tipo “estudio de caso”, fue realizado un análisis documental del proyecto pedagógico, bien como de las bibliografías y programas de las disciplinas de tres cursos de las Ciencias Biológicas de la UFCG, Paraíba. Fueron realizadas, también, entrevistas semiestructuradas con los coordinadores de eses cursos y maestros responsables por las disciplinas seleccionadas. Con el análisis de los datos, se percibió que eses cursos han incorporado a la temática ambiental en sus currículums, pero están concentradas en componentes curriculares optativos. Además, se constató que la ambientación curricular es un proceso complejo.es
dc.description.abstractNeste trabalho, buscou-se compreender o processo de ambientalização curricular, nos cursos de Ciências Biológicas, oferecidos pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (UFCG). A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo “estudo de caso” foi realizada uma “análise documental” do Projeto Pedagógico, bem como das ementas e programas das disciplinas de três cursos de Ciências Biológicas da UFCG, PB. Foram realizadas, também, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses cursos e professores responsáveis pelas disciplinas selecionadas. Com a análise dos dados, percebeu-se que esses cursos têm incorporado a temática ambiental em seus currículos, mas estão concentradas em componentes curriculares optativos. Ademais, constatou-se que a Ambientalização Curricular é um processo complexo.pt
dc.format.extent-
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.sourceSciELO
dc.subjectCurricular greeningen
dc.subjectRelationship between society and natureen
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectAmbientalização curricularpt
dc.subjectRelação sociedade naturezapt
dc.subjectEducação superiorpt
dc.titleAMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBApt
dc.title.alternativeCURRICULAR SETTING IN BIOLOGICAL SCIENCE COURSES FROM UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBAen
dc.title.alternativeAMBIENTACIÓN CURRICULAR EN CURSOS DE LAS CIENCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDAD FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBAes
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista de Mesquita Filho
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172018200111
dc.identifier.scieloS1983-21172018000100213
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1983-21172018000100213.pdf
unesp.author.orcid0000-0002-1073-5495[1]
unesp.author.orcid0000-0002-3782-2396[2]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record